Farense: uma homenagem com passado, presente e futuro

Jogadores, equipa técnica e direção receberam medalhas comemorativas, dadas pela autarquia

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

O passado (e quem melhor do que o goleador Hassan Nader para o personificar), o presente (com os heróis da subida) e o futuro – que dominou as intervenções de um clube que ainda vive dias de euforia. A Câmara de Faro homenageou, ao final da tarde desta segunda-feira, 29 de Maio, o Farense, um histórico que está de volta aos grandes palcos do futebol português. Houve abraços, beijos, palmas e um desejo transversal: que o clube se mantenha «para sempre» na I Liga.

Voltemos um pouco atrás nesta história.

Foi no final da manhã daquele domingo, 21 de Maio, que o sonho começou a ganhar contornos de realidade. Talvez poucos acreditassem no deslize, mas ele aconteceu: o Estrela da Amadora, a jogar em casa, perdeu com o Nacional, com uma consequência imediata.

O Farense, que havia descido de divisão em 2020/2021 e que, mais lá para trás, no início do século, tinha passado as passas do Algarve, estava de regresso à I Liga.

A festa dura desde então: já houve cortejos, celebrações junto ao Mercado Municipal até de madrugada, um jogo de consagração no domingo frente ao Tondela e uma receção ontem, na Câmara de Faro, que marcou o fim dos festejos.

Para Cristian Ponde, avançado do Farense, foi «mais um dia de festa».

«Estamos muito felizes. É um momento muito especial para todos nós: jogadores, instituição, região… O segredo da subida foi o nosso grupo: a maneira como trabalhámos, como nos entendemos», disse, aos jornalistas, de sorriso no rosto.

Para ele, que cresceu no Algarve  – despontou no Olhanense, muito novo, e fez o resto da formação no Sporting -, a subida teve um significado «especial».

«Estar a viver isto de perto com a minha família, os meus amigos do Algarve… é especial», confessou.

 

João Rodrigues e Rogério Bacalhau – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Ao longo de toda a cerimónia, houve um nome constantemente repetido: João Rodrigues, presidente da SAD do Farense.

Rogério Bacalhau, autarca de Faro, elogiou o trabalho do líder dos leões farenses. Cristóvão Norte, presidente da Assembleia Municipal de Faro e da Assembleia Geral do Farense, idem.

João Rodrigues, que, no discurso, não se esqueceu de Aníbal Guerreiro, sócio nº1, que se encontra doente, e do seu pai, que lhe transmitiu a paixão pelo Farense, confessou mais tarde, aos jornalistas, o grande desejo para a próxima época.

«O Farense tem de fazer tudo para conseguir ser um clube estável na I Liga. É isso que nós vamos tentar fazer para o ano», garantiu.

E será com José Mota ao leme, treinador que assumiu a liderança dos algarvios a meio da época e garantiu a subida?

«Estamos a tratar da situação e, de certeza, que haverá muito em breve notícias sobre isso», respondeu, sorridente, João Rodrigues.

Já em relação à base do plantel para a próxima temporada, o presidente deixou pistas mais concretas.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Temos estado a renovar com vários jogadores. Não vamos ficar com todos – isso é óbvio -, mas vamos ficar com uma base importante deste ano para a próxima temporada», assegurou.

Estes dias de celebração, confessou João Rodrigues, têm sido «muito importantes».

«Os farenses mereciam este extravasar de alegria para darem azo a toda a sua paixão. Nós reservámos estes dias para darmos oportunidade para isso», disse o presidente do Farense.

Para José Mota, este foi também o «fecho» de uma «época fantástica».

«Eu gosto de vir às Câmaras Municipais: é sempre um bom sinal», gracejou o técnico que já conseguiu cinco subidas à I Liga na sua carreira e que venceu uma Taça de Portugal, pelo Aves em 2017/2018.

Em relação ao futuro em Faro, o técnico também remeteu decisões para mais tarde… mas tudo parece bem encaminhado.

«Vou conversar com o presidente e com o José Luís [diretor desportivo]. Com certeza, as coisas naturalmente vão acontecer. Eu gosto de Faro, da massa associativa, das condições de trabalho. Temos possibilidades de ficar, sem dúvida alguma», perspetivou o treinador.

O anfitrião da festa também estava radiante. Das mãos de João Rodrigues, Rogério Bacalhau recebeu um quadro, com uma foto da equipa, e uma camisola com o seu nome nas costas.

«Quanto estamos neste cargo, que é sempre transitório, há coisas que gostaríamos que acontecessem: esta é uma delas. Tivemos, em 2020, a subida, mas as coisas foram muito diferentes. Hoje penso que temos condições para nos mantermos na I Liga», considerou o autarca, em declarações aos jornalistas.

Rogério Bacalhau admitiu estar «muito satisfeito» porque o Farense é «uma marca muito forte do concelho».

«Quando vou a qualquer lado e digo que sou de Faro, regra geral as pessoas associam ao Farense», contou o autarca.

 

Hassan Nader, à direita – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

A assistir à cerimónia, logo numa das primeiras filas, esteve aquele que é um dos símbolos vivos do Farense. Hassan Nader tem o seu nome gravado na história do clube algarvio, onde jogou 10 épocas e onde se sagrou melhor marcador do campeonato em 1994/1995.

A viver em Marrocos, país de onde é natural, Hassan assistiu, no domingo, ao jogo frente ao Tondela, no S. Luís… e ficou para a festa na Câmara de Faro.

É que se Hassan é importante para o Farense, o Farense também continua a ser «muito importante» para o antigo goleador.

«Eu amo este clube e sempre disse que o seu lugar é na I Liga. Aquilo que sonhei, aconteceu. É por isso que digo obrigado a um senhor que apareceu e que se chama João Rodrigues», disse o jogador, aos jornalistas.

Depois de um dia «muito especial», no São Luís, no domingo, Hassan deixou o mote para a próxima temporada.

«O Farense tem de ficar na I Liga. Tem de assegurar a manutenção e não entrar em loucuras. Tem de se planear as coisas, passo a passo. Esta equipa está gravada no meu coração. O importante é que estamos na I Liga e que fiquemos para sempre».

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub