Até o comboio vai chegar a Monchique para o «Vamos à Vila»!

Produção de enchidos, gastronomia, destila de aguardente de medronho, artesanato, artes locais, música e descoberta: «Vamos à vila»!

Uma vila – a de Monchique – dividida em sete aldeias – Chorões, Largo, Crianças, Misericórdia, Igreja, Mercado e Galeria. Será assim a segunda edição do evento «Vamos à Vila», em Monchique, no fim de semana de 27 e 28 de Maio.

Em cada uma das Aldeias, ou seja, dos principais locais da zona antiga da vila de Monchique, haverá inúmeras atividades a decorrer ao mesmo tempo, que vão desde exposições, jogos tradicionais, workshops de tricô e crochê, ateliês com artistas, a entronização de novos confrades da Confraria do Medronho «Os Monchiqueiros», e muita, muita música, para vários gostos.

A ligar tudo isto, haverá 105 expositores de Monchique, do resto do Algarve e do vizinho Alentejo, onde se poderá ver, provar e comprar os enchidos locais (os três produtores registados no concelho estarão presentes), o amendoim de Aljezur, o artesanato local, queijos alentejanos, bem como a aguardente de medronho e a rica gastronomia monchiquense, nas tasquinhas e nos restaurantes, que estarão de portas abertas e integrados no circuito pela vila.

Paulo Alves, presidente da Câmara de Monchique, explicou ao Sul Informação que, no fim de semana de 27 e 28 de Maio, as ruas do centro da vila estarão fechadas ao trânsito automóvel (haverá estacionamento na periferia), para que «as pessoas venham até cá, circulem à vontade e com tempo pelas ruas, conheçam a vila, entrem no comércio tradicional, que estará de portas abertas durante o certame, comprem os nossos enchidos, o nosso medronho ou melosa, ou vão aos restaurantes e às tasquinhas».

A ideia é que «as pessoas nos visitem com calma, usufruam de tudo o que há nestes diversos recantos da vila de Monchique, as chamadas Aldeias, conheçam todas as nossas coisas boas, como os produtos locais, a gastronomia, o medronho, e fiquem com vontade de voltar ou ficar mais tempo», acrescentou o autarca.

Pelas ruas do centro da vila, haverá sempre animação constante, seja a circular, seja nos diversos espaços. Mas, como sublinhou Paulo Alves, o grande destaque vai para a atuação de Camané, às 18h00 de domingo, dia 28, no Largo da Igreja.

 

 

Segundo a Câmara de Monchique, o «Vamos à Vila» pretende ser «um momento de celebração das tradições locais», e «uma homenagem ao que se foi e ao que se pretende manter como tradição», tendo como «fio criativo» «a voz e as tradições» da comunidade, de modo a reforçar a sua «identidade».

Partindo dos motes «veracidade» e «essência», o evento lança um «convite à participação de todos na partilha de saberes e sabores de Monchique, com participação de convidados, visando a complementaridade entre territórios».

A mostra de saberes e sabores «Vamos à Vila» decorre no sábado, dia 27, das 11h00 às 23h00, e, no domingo, dia 28, das 11h00 até às 21h30. A entrada é livre.

Para tornar mais agradável a visita, haverá um parque de estacionamento gratuito na estrada de Alferce (virar à direita à entrada de Monchique), com um comboiozinho gratuito a circular sempre até ao centro da vila, para transportar os visitantes. Fazendo eco de uma velha brincadeira com os monchiquenses, é caso para dizer que até o comboio vai chegar a Monchique para o «Vamos à Vila»!

 

Veja aqui o programa completo:

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub