ArQuente convida comunidade para levar o céu até Querença

Comunidade local convidada a participar numa residência artística e a integrar espetáculo

«Leva-me ao Céu» é o nome do espetáculo criado especialmente para Querença, que a ArQuente – Associação Cultural vai apresentar nesta aldeia, no dia 10 de Junho, às 20h00.

A performance, dirigida pela coreógrafa Carolina Cantinho, tem a particularidade de ser antecedida por uma residência artística, que começa no dia 03 de junho, envolvendo a comunidade local.

Durante quatro dias, cerca de uma dezena de pessoas podem participar na oficina criativa, que culmina numa apresentação pública, ao ar livre, no Largo da Igreja, na pacata aldeia do interior do concelho de Loulé.

«Aberta a pessoas de diferentes idades e formações, a oficina não exige nenhuma aptidão específica ou experiência em dança», explica a associação ArQuente. Os participantes apenas têm de ter vontade de mover-se, expressar-se criativamente, aprender coisas novas e conectar-se com outras pessoas.

A inscrição na oficina é gratuita, assim como assistir ao espetáculo.

«Em conjunto iremos refletir sobre o céu de cada um e imaginar outras narrativas para os lugares que habitamos diariamente, criando movimento e pensamento através do uso do espaço envolvente, do corpo e das diferentes dinâmicas e relações, num lugar a céu aberto», explica Carolina Cantinho.

A coreógrafo foi, em 2022, convidada pela ArQuente a dirigir esta criação, cuja estreia aconteceu na Açoteia do Teatro das Figuras (coprodutor), aquando da primeira edição do motus – Festival Internacional de Performance Arte de Faro.

«Leva-me ao Céu» chega agora a Querença através do apoio do Município de Loulé e será apresentado no âmbito do programa Geopalcos – Arte.Ciência.Natureza, uma ação do aspirante Geoparque Algarvensis (candidatado à UNESCO).

A ArQuente conta ainda com o apoio da Camada – Centro Coreográfico e dos parceiros de comunicação Sul Informação e RUA FM.

 

 

LEVA-ME AO CÉU

Sinopse
Nada é convencional, mas simultaneamente, nada é estranho. A imensidão acolhe-nos e mostra-nos o que queremos e conseguimos ver. Atravessamos a paisagem e vivemo-la dentro de nós mesmos. Criamos narrativas interiores que nos levam para sítios onde só nós conseguimos penetrar por inteiro. Subimos ao céu, num voo intrépido, que dá medo! Temos os pés assentes em pedras e o coração desejoso de não petrificar. Movemo-nos para derrubar muros.

Ficha Artística:

Direção Artística/Coreografia: Carolina Cantinho
Cocriadores/Interpretes: Adelaide Fonseca, Carolina Cantinho, Fúlvia Almeida, Margôt de Andrade, Tatá Regala, Teresa Silva
Conceito Figurinos: Carolina Cantinho
Produção: ArQuente – Associação Cultural
Coprodução: Teatro das Figuras
Apoios: Município de Loulé / Cineteatro Louletano
Parceria: Camada Centro Coreográfico
Fotografia: Filipe Farinha
Design: Bruno Rodrigues
Parceiros Media: Sul Informação e RUA FM

 

 



Comentários

pub