“A Família Sueca” anda há uma década a ajudar quem mais precisa em Albufeira

Comunidade sueca de Albufeira tem vindo a dar apoio à Associação Humanitária de Solidariedade Albufeira

Há uma “Família Sueca”, composta por cerca de meio milhar de cidadãos daquele país escandinavo, atualmente a residir em Albufeira, que se têm dedicado a ajudar quem mais necessita, através do apoio que dão à AHSA – Associação Humanitária de Solidariedade Albufeira, há  quase uma década.

Esta ligação de muitos anos foi celebrada durante um almoço convívio que teve lugar no passado sábado, dia 29 de Abril, no refeitório do Centro de Dia do Rossio, um dos equipamentos sociais geridos por esta instituição, que serviu para estreitar laços com esta comunidade e dar a conhecer a sua obra, a AHSA organizou um

O grupo de beneméritos,  «na sua maioria reformados que encontraram a sul as condições ideais para o seu tempo de descanso», têm-se esforçado para conseguir fundos para apoiar a associação, com especial enfoque nas crianças que a instituição apoia, segundo a AHSA.

Material escolar, roupa e calçado, óculos, medicamentos e consultas médicas são alguns dos bens adquiridos com o contributo desta comunidade, numa estimativa que varia entre os 900 e os 1000 euros mensais.

«A comunidade sueca tem estado muito presente naquilo que é o dia a dia da AHSA e contribui permanentemente para que possamos dar melhores respostas sociais a quem nos procura», salienta Carlos Santos, presidente da AHSA, uma IPSS do concelho de Albufeira a caminho dos 25 anos de existência.

«Estão connosco há uns nove anos, altura em que iniciaram a contribuição para a nossa obra nas mais variadas áreas», acrescenta.

Além do contributo direto, «as viagens de regresso a Albufeira, após as férias com a família na Suécia, são sempre sinónimo de novas ofertas, sobretudo para os mais novos, quer sejam roupas ou brinquedos que ainda possam ser utilizados».

Noushin Nadjafi, uma das representantes desta comunidade e «a maior entusiasta deste projeto», revelou, por seu lado, que «a relação que temos com a AHSA permite-nos perceber melhor os problemas da comunidade onde estamos inseridos e como podemos contribuir».

«Esta é também uma forma de agradecermos a maneira como somos aqui acolhidos e de nos sentirmos integrados», diz.

«Esta é uma parceria para continuar, pois acreditamos muito no trabalho da AHSA, na sua missão e estamos certos de que a nossa contribuição chegará a quem realmente precisa», concluiu a representante d’ “A Família Sueca”.

Para além da gestão do Centro de Dia do Rossio, a AHSA desenvolve ainda várias ações de apoio a famílias, desde logo a atribuição de cabazes alimentares, roupa, brinquedos e material escolar.

Numa altura em que «os traços da atual crise estão bem vincados, com a procura por apoio alimentar a disparar nos últimos meses, a AHSA «tem procurado soluções no sentido de aumentar a resposta possível, e para a qual a comunidade sueca ficou ainda mais sensibilizada».

 

 



Comentários

pub