Lagos cria roteiro sensorial para pessoas com deficiência visual

Visitas guiadas decorrerão em Junho e Outubro

Pessoas com deficiência visual vão poder visitar e desfrutar da cidade de Lagos «de forma digna, através de experiências estimulantes para a audição, olfato, paladar e tacto», no âmbito da iniciativa “Conhecer Lagos através dos Sons e dos Sabores – Roteiro para a sua Descoberta”, um roteiro sensorial que foi criado pela Câmara Municipal lacobrigense.

Integradas nas iniciativas do Balcão da Inclusão da Câmara Municipal de Lagos, as visitas guiadas decorrerão nos meses de Junho e Outubro e «convidam pessoas cegas ou com visão baixa para descobrir a cidade de Lagos através dos sentidos».

«Aproveitando as valências de que Lagos dispõe nos domínios do património histórico, natural, artístico e gastronómico, a ideia é permitir que cidadãos com deficiência visual de qualquer parte do país possam visitar e desfrutar da cidade», segundo a Câmara de Lagos.

Marina e Porto de Lagos, Mercado da Avenida, Praça Luís de Camões, Praça Gil Eanes, Rua Portas de Portugal, Castelo dos Governadores e Praia da Batata são alguns dos locais previstos para estes passeios de lazer, «onde os participantes podem apreciar os sons e aromas do mar e da atividade piscatória, tocar nas muralhas e monumentos ou até degustar a tentadora doçaria regional, ao mesmo tempo que conhecem mais sobre a História de Lagos».

As visitas são gratuitas e têm «condições de segurança garantidas». Os passeios são conduzidos pelo historiador e técnico da Câmara Municipal de Lagos, Artur de Jesus e acompanhados por Dina Neto, funcionária da autarquia e também ela uma pessoa com deficiência visual, «que tem desenvolvido ações de sensibilização sobre o tema junto dos alunos de 1.º ciclo do concelho».

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas através do email [email protected]. Consoante o número de inscrições, serão formados grupos para datas a agendar nos meses de Junho e Outubro.

 



Comentários

pub