Cinco filmes sobre o mar e os seus desafios: é o “Scianema” que regressa a Faro

A entrada é gratuita

São cinco filmes, todos focados no mar e nos desafios que este enfrenta. O festival de cinema Scianema realiza-se de 27 a 29 de Abril, no Teatro Lethes, em Faro, com entrada gratuita.

As películas serão distribuídas em três noites com temas transversais e urgentes, como os impactos do transporte marítimo e a importância das florestas marinhas.

Este evento enquadra-se nos esforços mais amplos da associação Sciaena para «ativar os cidadãos na luta contra a crise climática e no reconhecimento do oceano como elemento essencial para a nossa sobrevivência e bem-estar».

«O Scianema é uma das nossas principais apostas no que diz respeito a alertar e sensibilizar o público para os impactos que a humanidade causa debaixo da superfície do oceano e gerar uma conversa aberta sobre o papel que a nossa sociedade deve ter na sua proteção», diz Nicolas Blanc, membro da Sciaena, sobre o evento.

A abertura do festival acontece com a exibição de “Black Trail”, um documentário transfronteiriço realizado por Micael Pereira, que levanta o véu à tentativa de escape à crise climática por parte da indústria de transporte marítimo.

Na segunda noite, o filme escolhido, em parceria com o Cineclube de Faro, é o “Entre-Ilhas”, de Amaya Sumpsi, um filme-viagem sensorial pelo arquipélago dos Açores e pelas memórias dos seus habitantes.

 

 

 

O Scianema fechará no sábado, dia 29, com três curtas metragens – “The Blue Forest”, de Philip Hamilton, “Voice of the Fish”, de Dona Edite, e “The Trash Cycle”, do ativista Andreas Noe (Trash Traveller), num serão onde alguns dos mais importantes assuntos de conservação marinha serão observados e discutidos – a importância de preservar e recuperar as florestas marinhas, os efeitos destrutivos da sobrepesca e pesca ilegal, assim como o problema omnipresente do lixo marinho.

Cada sessão terminará com uma breve conversa entre o público e um painel composto por realizadores, ambientalistas, pescadores e investigadores.

«É importante que as pessoas possam discutir e saber mais sobre os temas apresentados nos filmes e esforçamo-nos por ter pessoas no painel que possam trazer diversos pontos de vista e responder às dúvidas do público», diz Nicolas Blanc.

A entrada é gratuita, aberta ao público geral, e os filmes começam às 21h30, pelo que é recomendável chegar 20 a 30 minutos antes da sessão para garantir lugar.

Todos os filmes são legendados ou falados em português e em inglês.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub