Cinco concelhos do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio

IPMA prevê perigo de incêndio muito elevado pelo menos até ao final da semana

Os concelhos de Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 70 concelhos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

Vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto alguns concelhos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo, apresentam hoje risco elevado de incêndio.

O IPMA prevê perigo de incêndio muito elevado pelo menos até ao final da semana.

Desde o início do ano houve 2.083 fogos florestais e arderam 7.355 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, com vento por vezes moderado a partir da tarde, acentuado arrefecimento noturno e descida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 07 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Coimbra, Porto e Faro) e as máximas entre os 22 (na Guarda) e os 32 (em Santarém).

 



Comentários

pub