CHUA diz que estará sempre disponível para receber alunos da Faculdade de Medicina

«Sendo certo que a acreditação do Curso de Medicina da UAlg depende sobretudo da ação da Faculdade de Medicina, o CHUA não deixará de aportar a parte que lhe compete»

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) diz que «sempre esteve, e estará» disponível para receber alunos da Faculdade de Medicina e que a sua «capacidade de ensino está bem patente nas solicitações de múltiplas instituições nacionais e estrangeiras». Esta posição surge na sequência da demissão de Isabel Palmeirim, antiga diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve (UAlg). 

Esta demissão, noticiada em primeira mão pelo Sul Informação, teve por base a má relação que existe entre a unidade orgânica e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Em declarações ao nosso jornal, Isabel Palmeirim, além de dizer que o CHUA «não mudou de atitude», queixou-se de que o Centro Hospitalar Universitário do Algarve continua a «não proceder à acreditação dos serviços», o que tem um «impacto muito negativo no curso de Medicina, levando os alunos a terem de ir para outros hospitais».

Num comunicado enviado às redações, o Conselho de Administração, que não comenta a demissão em si, diz que «sempre esteve, e estará, recetivo a acolher todos os alunos que a Faculdade de Medicina entenda cá colocar, tanto mais que acreditamos que o envio de alunos para outras regiões enfraquece os interesses institucionais locais».

«O CHUA tudo fará para cumprir os seus compromissos com o ensino médico, quer através do sustentado crescimento e diferenciação do seu corpo clínico, quer através da melhoria contínua de qualidade, capítulo que integra o alargamento dos processos de certificação existentes e em marcha», lê-se no mesmo comunicado.

«Sendo certo que a acreditação do Curso de Medicina da UAlg depende sobretudo da ação da Faculdade de Medicina, o CHUA não deixará de aportar a parte que lhe compete», acrescenta.

Em relação à capacidade de ensino, o CHUA considera que «está bem patente nas solicitações de múltiplas instituições nacionais e estrangeiras para acolhermos os seus alunos. Igualmente é sólida a atividade científica do CHUA, demonstrada no relatório anual do Departamento de Ensino Inovação e Investigação, cujos dados serão divulgados brevemente».

Quanto à relação com a UAlg, o CHUA acredita que «será possível prosseguir, a curto prazo, o diálogo salutar e profícuo, com a Universidade do Algarve, que sempre defendemos, o qual, julgamos, é do interesse mútuo e do interesse regional».

«O Conselho de Administração do CHUA dialogará com quaisquer interlocutores que a UAlg indigite, com vista ao reforço da cooperação no ensino médico, bem como para a prossecução de qualquer campo de ação comum», conclui o comunicado.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub