«Um Trapézio de Música» de Prokofiev dá-se a ouvir em Alvor e Cachopo

Concerto propõe uma obra menos conhecida de um compositor que dispensa apresentações, lado a lado com a música de um compositor em plena maturidade

Um quinteto da Orquestra Clássica do Sul (OCS) apresenta o seu concerto «Um Trapézio de Música» na Igreja de Alvor (Portimão) e na igreja de Cachopo (Tavira), nos dias 10 e 11 de Março, às 21h30 e às 18h00, respetivamente.

Em 1924, enquanto vivia com o estatuto de exilado, Prokofiev recebe em Paris uma encomenda invulgar: a escrita da música para um bailado. Até aqui nada de novo, pois estava-se nos anos de maior expansão do bailado enquanto repositório de criatividade musical e de oportunidade para grandes compositores.

A questão é que, para esta produção, que veio a ser o bailado Trapézio, apenas havia cinco instrumentistas disponíveis. É a partir do material deste invulgar esboço musical que Prokofiev recolhe e reorganiza os conteúdos para o seu único quinteto.

O concerto inclui ainda uma peça de Sean Shepherd, natural dos EUA, que é um dos compositores em mais rápida afirmação no continente norte-americano.

A sua música tem sido criada segundo encomendas de algumas das mais importantes orquestras do mundo e o jornal Boston Globe defende que Shepherd nos dá a provar “o gosto vital do futuro”.

Este concerto propõe aos ouvintes uma obra menos conhecida de um compositor que dispensa apresentações, Sergei Prokofiev, lado a lado com a música de um compositor em plena maturidade (tem 43 anos) e com muito para dar que falar no futuro.

Ambos os concertos têm entrada livre.

 

Programa

SERGUEI PROKOFIEV (1891 – 1953)
Quinteto op.39

SEAN SHEPHERD (1979)
Quinteto

 

Agrupamento de Música de Câmara

Pedro Nuno, clarinete
Ana Catarina Silva, oboé
Sara Cymbron, violino
Nuno Soares, viola
Bruno Carneiro, contrabaixo

 



Comentários

pub