Segurança em eventos é tema de seminário em Albufeira

No dia 30 de Março

As principais orientações no que toca ao planeamento, organização e coordenação de eventos, com especial enfoque na segurança, vão estar em debate no seminário “Segurança em Eventos – Destinos Turísticos”, que vai decorrer no dia 30 de Março, no Auditório Municipal de Albufeira, entre as 9h00 e as 18h00.

Nesta iniciativa, que será moderada por Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, também serão abordados temas como «o regime jurídico no âmbito da realização de eventos, concretamente os que ocorrem em recintos itinerantes e improvisados; refletir sobre a necessidade de estruturar e gerir os procedimentos», segundo a Câmara de Albufeira, que organiza o seminário.

Por outro lado, será feita uma reflexão «sobre as ameaças e a cooperação entre os responsáveis da área da segurança» e «os impactos da realização de eventos em destinos turísticos».

Estes eventos são «de extrema importância a realização», porque «colocam frente a frente os principais intervenientes e responsáveis pela segurança, proporcionando-lhes a oportunidade de refletirem sobre uma área que tem implicações importantes na imagem dos destinos turísticos».

«O crescimento das viagens e do turismo a nível global fazem da segurança um fator decisivo na altura de escolher o destino das próximas férias. Com o crescimento da indústria turística, aumentou, também, a oferta de grandes eventos a nível nacional e internacional, que reúnem no mesmo espaço milhares de pessoas, com a segurança como fator crítico de sucesso e consequências importantes para a imagem do evento, da cidade e do próprio país que organiza”, destaca José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

Durante a manhã decorre um painel dedicado à Segurança em Eventos, com os seguintes temas: “Escolher um destino com (muita) segurança: a perceção de risco dos turistas que visitam o Algarve (Maria Brás – Universidade do Algarve); Segurança e Gestão do Risco em Eventos e Destinos Turísticos (Daniel Neves – Proteção Civil da Lourinhã); Como podem as agendas culturais tornar-se importantes atrações turísticas ou a importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico (Alexandra Rodrigues – Universidade do Algarve); O contributo dos eventos para o desenvolvimento turístico (Carla Ponte – Município de Albufeira).

A sessão de trabalhos retoma a seguir ao almoço, às 14h00, com o segundo painel sobre Gestão de Riscos que conta com as seguintes intervenções: Dispositivos de emergência médica em eventos de massa (Tiago Augusto – INEM); Segurança no Turismo na indústria de eventos – Planos de Prevenção e Segurança (Domingos Antunes – Comando Metropolitano de Lisboa); Operações especiais de segurança em eventos (Paulo Santos – GNR).

O terceiro painel, às 15h00, aborda as Medidas de Autoproteção/Planos de Prevenção e conta com duas intervenções: Medidas de Autoproteção e Condições de Segurança contra incêndio em recintos itinerantes ou provisórios – RJSCIE e RTSCIE (António Varela – ANEPC Algarve) e Documentos Operacionais: Eventos (Richard Maques – ANEPC Algarve). O quarto, e último, painel do Seminário, que está marcado para as 16h00, é inteiramente dedicado aos seguintes casos práticos: Fim de Ano em Albufeira (Leonor Luz – SMPC de Albufeira); Santos Populares (Margarida Castro Martins – SMPC de Lisboa) e Super Bock Super Rock (Mónica Franco – SMPC de Sesimbra).

As inscrições decorrem até ao próximo dia 28 de Março (terça-feira), através do email seguranç[email protected]. Para mais informações ligar para os telefones 289 599 503| 289 246 924.

O evento destina-se a promotores de eventos, proprietários de recintos de espetáculos, serviços municipais e agentes de Proteção Civil, Comissão Municipal da Proteção Civil de Albufeira, técnicos das autarquias, coletividades e associações, empresas de segurança privada/património, empresas de animação turística, profissionais da área e Juntas de Freguesia.

 



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