Jornal do Algarve comemora 66º aniversário

Há uma edição especial de aniversário

O semanário Jornal do Algarve comemora, esta quinta-feira, 30 de Março, o seu 66º aniversário, com uma edição especial.

Neste mesmo dia, em 1957, saía para as bancas o primeiro número desta publicação regional, fruto do entusiasmo do jornalista José Barão (1904-1966) e de um grupo de comerciantes de Vila Real de Santo António.

A ideia da criação do Jornal do Algarve remonta, porém, a 1951, quando foi debatida numa famosa tertúlia no Chiado, em Lisboa, bem como à altura do 2º Congresso do Algarve.

Desde o seu nascimento, o Jornal do Algarve hasteou as suas bandeiras reivindicativas, lutando diariamente para o desenvolvimento da região, que naquela época era atrasada, desprezada e longe dos símbolos de modernidade.

A primeira grande luta foi a denominada e famosa “Operação Algarve Turismo”, em 1960, inspirada no I Congresso Nacional de Turismo. Nessa época, o Algarve ainda não tinha uma unidade turística atrativa e este projeto viria, posteriormente, a resultar na construção dos primeiros empreendimentos turísticos como o Hotel Vasco da Gama, inaugurado a 1 de Agosto daquele ano, em Monte Gordo, apadrinhado por José Barão e pelo Jornal do Algarve.

A redação dos primeiros anos contava com jornalistas e cronistas como Torcato da Luz, Encarnação Viegas, Maria de Olhão e Mário Zambujal.

Após a morte de José Barão, a 30 de Agosto de 1966, a direção do jornal foi assumida pelo seu filho, António Barão, com o apoio do chefe de redação José Manuel Pereira e de articulistas como Marcelino Viegas, João Leal e José Cruz (que também foi chefe de redação, de 1979 a 1983).

Já em 1983, o semanário é adquirido e a direção é assumida por Fernando Reis, falecido a 4 de Dezembro de 2021.

Desde então, o histórico diretor Fernando Reis – agora “Diretor In Memorian” – foi substituído pela sua esposa, Maria Luísa Travassos na direção do jornal.

A edição especial de aniversário conta com um artigo dedicado à região, aos seus problemas e às suas possíveis soluções, com a opinião de diversas entidades, de vários setores e idades, além de toda a atualidade do distrito.

 



Comentários

pub