Hoje não temos couratos

O Caminhante aproveitou o domingo para fazer mais 20 km, na companhia da família

T3 : E2 – Sacavém / Alverca

Primeiro que tudo tenho que me penitenciar por me ter esquecido de referir um acontecimento marcante de ontem: o (fantástico) almoço oferecido, no Parque das Nações, pelas gerações mais novas, ao Caminhante pelos seus 68 anos!!!

Feita esta importante ressalva, vamos ao dia de hoje. Ultrapassada a dinâmica dos bilhetes de comboio, fomos para Sacavém onde tínhamos ficado ontem – e fomos muito bem recebidos, com ciclistas a desejar-nos boa caminhada e um GNR a mandar parar o trânsito para atravessarmos a estrada.

 

 

Durante 7 quilómetros, seguimos pela margem esquerda do rio Trancão, outrora um dos nossos rios mais poluídos, mas que agora, fruto de uma mudança de mentalidades e do “efeito Expo98”, está cheio de vida.

 

 

Basta dizer que, de acordo com os nossos especialistas, foram avistadas 53 espécies de aves, entre ibis pretos, patos reais, narcejas, rouxinóis bravos, milhafres pretos, etc. etc… até testemunhámos vários periquitos rabijuncos a aborrecer uma águia de asa redonda.

Cà mais em terra, no percurso, eram inúmeros os ciclistas, uns mais descansados que nos cumprimentavam de viva voz, outros já só tinham alento para abanar a cabeça. Mas o que interessa é que as pessoas mexem-se!

 

 

À entrada da Granja de Alpriate, ainda bem que seguimos os sinais (e não as apps) pois tivemos a oportunidade de ver um centro de alta competição para pombos correio e parar num simpático café.

Mas não resisto a transcrever o que não consegui fotografar. Era um aviso que dizia: “Atenção: De segunda a sábado, não temos couratos entre as 12h e as 14h”.

Continuando a andar, alguns quilómetros depois de curvas e travessias, chegámos à praia dos pescadores, na Póvoa de Santa Iria, onde comemos umas boas tostas.
Depois, foi só seguir por (mais) uns passadiços no meio dos sapais do Tejo até chegar a Alverca, mesmo junto ao Museu do Ar.

E foram 20 quilómetros hoje…

 

 

 

Leia os outros episódios da Temporada 3 da saga d’O Caminhante:

Episódio 1 – Junto à Sé de Lisboa, começa a Temporada 3 da saga do Caminhante

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub