“As Mulheres do Alto”, peça de teatro comunitário da Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC), apresenta-se no Salão da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe no próximo dia 1 de Abril, às 16h00.
Em Outubro, a ACMJPC, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e o Coletivo Janela Aberta Teatro (JAT), iniciou uma experiência de teatro comunitário nos Gorjões.
A iniciativa obteve financiamento inicial da Direção Regional de Cultura do Algarve, com o projeto «A Construção do Lugar do Alto na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe».
O trabalho comunitário, que juntou cerca de nove membros femininos da comunidade, partiu das memórias pessoais e sociais e de textos escritos por historiadores locais, e construiu-se com as experiências próprias das participantes, num processo de capacitação e qualificação cultural.
O resultado, apresentado nos dias 28 e 29 de Janeiro passado, nos Gorjões, com o título «As Mulheres do Alto», contaram com sala cheia.
A peça, com duração de 30 minutos, tem encenação de Ilda Nogueira e Graça Madeira e sonoplastia/luminotecnia de Joana Cabrita Martins (JAT). A representação é de Ilda Nogueira, Graça Madeira, Natividade Martins, Dina Guerreiro, Délia Contreiras, Idalécia Gonçalves, Laurentina Cristina, Bernardina Silva, Maria da Glória Guerreiro, Lénia Guerreiro e da jovem Raquel Guerreiro.
A entrada é gratuita.
Comentários