Alunos de Quarteira marcham pela cidade para mostrar que «a água é vida»

Mais de 500 alunos das escolas de Quarteira celebraram o Dia Mundial da Água esta quarta-feira, 22 de Março

Uma manhã focada na água levou mais de 500 alunos das escolas dos Agrupamentos Dr.ª Laura Ayres e D. Dinis a marcharem por Quarteira, desde os estabelecimentos de ensino até à Praça do Mar.  

“A água é vida” era a frase que ecoava pelas ruas desta cidade no Dia Mundial da Água, que se assinalou esta terça-feira, 22 de Março, durante o qual toda a comunidade escolar de Quarteira se juntou à Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, sob a coordenação nacional de Teresa Fernandes, em conjunto com a Águas do Algarve, a Câmara Municipal de Loulé e  a Junta de Freguesia.

«Além de sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da água, esta iniciativa dirige-se também a todos os que podem hoje assistir às atividades preparadas pelos nossos alunos», explicou a professora Maria Varela ao Sul Informação.

Com entusiasmo, as crianças e jovens exibiam os seus cartazes de alerta com frases como “cada gota conta”, “a água é um bem precioso” ou “cuida do planeta”.

De chegada à Praça do Mar, junto ao Calçadão de Quarteira, as escolas depararam-se com dezenas de quarteirenses e turistas que já os esperavam e que aproveitaram para ver as apresentações que foram da música à poesia: sempre focadas na água.

Para Valentim, do 5º ano, esta atividade revelou-se «muito importante». «Aprendemos que temos de poupar a água porque ela vale mais do que ouro e prata» , disse, realçando que em casa já desenvolve muitas das iniciativas que aprendeu na escola para poupar.

Para a Junta de Freguesia de Quarteira, que apoiou esta iniciativa, «é essencial que este tipo de projetos envolva toda a comunidade».

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Numa altura em que o Algarve se encontra com grande défice de água, Telmo Pinto afirma que «envolver as crianças é essencial porque são elas o futuro e também porque passam a mensagem aos mais velhos».

Além disso, o presidente da Junta frisou que «é muito gratificante ver o trabalho feito pelas escolas nesse sentido».

«Numa altura em que tanto se fala do valor do trabalho dos professores, é importante que todos percebam o trabalho diário que fazem com os nossos filhos, preparando-os para serem melhores cidadãos», disse.

Ao Sul Informação, Telmo Pinto quis ainda deixar um apelo para que as entidades regionais e o Governo «decidam se querem ou não fiscalizar a quantidade que existe de plantações ilegais que crescem no Algarve e que consomem a maioria da água».

«Começar a ouvir os autarcas pela proximidade que têm é essencial. O trabalho e a luta da água faz-se com todos, esta percentagem é tão grande que basta um pequeno passo para que muita coisa mude», rematou.

Antes das apresentações realizadas pelos alunos, os professores responsáveis pelo projeto deixaram ainda um desafio à comunidade: o de, entre as 22h00 e as 23h00 de ontem, fazerem parte do H2Off, desligando as torneiras neste intervalo de tempo.

«Em 10 minutos, a nossa cidade de Quarteira consome 42 mil litros de água e em Agosto passa para 92», alertou ainda o professor Aníbal Soutinho, frisando que «temos mesmo de pensar e repensar como utilizar a água de uma forma sustentável».

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub