Henrique Rocha eliminado do Faro Open, que deixa de ter portugueses em prova

Tenista luso resistiu até aos quartos de final

Henrique Rocha, o único português que ainda estava em prova no Faro Open, foi eliminado nos quartos de final desta competição de ténis, esta sexta-feira, dia 24, pelo norte-americano Martin Damm.

Depois de nove vitórias consecutivas, o jovem maiato de 18 anos (854.º classificado no ranking ATP) cedeu pelos parciais de 2-6, 6-1 e 6-4 para Martin Damm, tenista de 19 anos que está na 446.ª posição da tabela.

«A atravessar a melhor fase da ainda curta carreira, Rocha começou o encontro muito agressivo e conseguiu explorar as maiores debilidades do norte-americano da linha de fundo. Mas a reação foi praticamente imediata e desde os primeiros instantes do segundo parcial que Damm tirou proveito de uma pancada de serviço particularmente agressiva para equilibrar o braço de ferro», segundo os organizadores do evento.

O encontro «ficou concluído com o mais equilibrado dos três parciais, que se resolveu com uma única quebra de serviço ao quinto jogo. Com algumas dificuldades de movimentação, Rocha desistiu às dores num pé e ao cansaço acumulado ao longo das últimas duas semanas e ainda ameaçou o contra break ao 3-4, a última oportunidade antes da troca de bolas, só que o norte-americano guardou o melhor do seu serviço para quando mais precisou e, com três ases e um serviço ganhante, deixou duas duplas faltas para trás e segurou a vantagem».

No derradeiro jogo do encontro «o jovem português ainda voltou a ter uma oportunidade, mas com bolas novas Damm resistiu e celebrou efusivamente a vitória».

Afastado ao cabo de 1h57, Henrique Rocha sofreu a primeira derrota nos últimos 10 encontros — chegou a este torneio com o primeiro troféu da carreira, conquistado em Vila Real de Santo António — e deu por concluída a prestação no Faro Open, que ficou sem portugueses.

Quanto a Martin Damm, enfrentará nas meias-finais Lucas Poullain. Um dia depois de afastar Pedro Sousa, o francês (atual 849.º e vice-campeão do torneio em 2021) superou o compatriota François Musitelli (1427.º) por 6-2 e 6-3.

Na metade oposta do quadro, a vaga na decisão de singulares será discutida entre o francês Timo Legout (494.º) e o checo Michael Vrbensky (364.º). O primeiro superou Imanol Lopez Morillo por 6-3 e 6-3, o segundo derrotou August Holmgren por 7-6(5) e 7-6(6).

As meias-finais de singulares terão início às 10h30. Depois, nunca antes das 14h30, a final de pares será discutida entre quatro jogadores gauleses: Lucas Poullain e Clement Tabur, que derrotaram Matej Vocel e Michael Vrbensky por 1-6, 6-1 e 10-6, e Antoine Hoang e Gregoire Jacq, responsáveis pelo afastamento de August Holmgren e Christian Sigsgaard pelos parciais de 6-2 e 6-3.

O Faro Open é organizado pelo Centro de Ténis e Padel de Faro entre os dias 19 e 26 de fevereiro com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis.

 

 



Comentários

pub