Feira da Aguardente e do Mel mostra tesouros da Serra do Caldeirão na Cortelha

Estarão presentes os principais produtores locais de aguardente e mel, mas também agricultores e artesãos

A Feira da Aguardente e do Mel volta à aldeia da Cortelha, no interior do concelho de Loulé, no sábado, dia 11 de Março.

O evento terá lugar no polidesportivo local e pretende «realçar e valorizar dois produtos de excelência da serra algarvia tradicionalmente produzidos com grande dedicação e mestria e que continuam ainda nos dias de hoje a ter muita relevância quer ao nível da dinâmica social e económica, quer em termos da projeção turística da região».

O programa tem início às 9 horas, com um passeio pedestre com cerca de 10 quilómetros de extensão, pelos trilhos mais belos e recônditos da zona, com passagem por destilarias de medronho.

«Os caminhantes terão assim a possibilidade de visitar as caldeiras em pleno funcionamento e assistir ao vivo à destilação do precioso néctar, que habitualmente se faz nesta altura do ano», explica a Associação dos Amigos da Cortelha, que organiza a Feira. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

A chegada dos caminhantes à Feira da Aguardente e do Mel está prevista para o meio-dia, hora que coincide com a abertura dos expositores. Um pouco depois, no espaço de restauração, começarão a ser servidas as iguarias serranas, confecionadas segundo as receitas intemporais e com produtos também eles maioritariamente sazonais e locais, onde se destacam as papas de milho e a chouriça assada.

Depois do retemperador repasto, terá início a animação musical com a Orquestra Garvefole e o Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas”. A música continuará à hora de jantar e pela noite dentro, com a animação de Ruben Filipe.

Estarão presentes os principais produtores locais de aguardente e mel, mas também agricultores e artesãos, dando assim possibilidade aos visitantes de degustar e adquirir produtos verdadeiramente genuínos e de elevada qualidade.

«A primeira edição resultou num enorme sucesso, fruto dos inúmeros expositores presentes, bem como da adesão de muitos visitantes, que, nesta altura do ano, procuram o interior algarvio para vislumbrar as belas paisagens, saborearem a gastronomia serrana e presentearem os melhores usos e costumes da Serra do Caldeirão», explicam os organizadores.

A organização está a cargo da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.

 



Comentários

pub