Do Algarve para o Correntes d’Escritas

Festival acolhe lançamento da revista literária Palavrar, coordenada por Analita Alves dos Santos e Diana Almeida

O Encontro de Escritores de Expressão Ibérica — Correntes d’Escritas, que decorre de 14 a 18 de Fevereiro na Póvoa do Varzim, voltará a contar este ano com diversos autores algarvios, bem como cem convidados e quatro dezenas de lançamentos.

Na 24.ª edição, marcada para o Cine-Teatro Garret, estarão autores vindos do Brasil, Colômbia, Chile, Cuba, Moçambique, Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe, Espanha e Portugal, para um evento repleto de homenagens, conversas e muitos livros.

Entre tantos escritores, cruzar-se-ão no sábado, 18 de fevereiro, alguns projetos com a presença de autores algarvios: o livro Histórias Inacabadas de Camilo Castelo Branco, no qual participam, entre outros nomes, Lídia Jorge e Nuno Júdice, será apresentado às 15h00, na sala de ensaios; Sandro William Junqueira estará na sala principal, pelas 15h30, à conversa sobre «Escrevo para a posterioridade do que é nada»; e na sala de atos, também às 15h00, acontecerá o lançamento da revista literária Palavrar – Ler e escrever é resistir, coordenada por Analita Alves dos Santos e Diana Almeida.

Esta revista literária é a materialização de uma comunidade reunida em torno das palavras, da leitura e da escrita, orientada pela autora, formadora e ativista literária algarvia Analita Alves dos Santos. Vozes anónimas, imbuídas de empreendedorismo e atrevimento criativo, avançaram e semearam a Palavrar – Ler e escrever é resistir.

O mote «Ler e escrever é resistir» foi inspirado nas palavras de Lídia Jorge, que afirmou certa vez: «A literatura é um ato de resistência absolutamente indispensável» e é preciso «publicar, ler e divulgar».

Diana Almeida, médica obstetra no Algarve, por profissão, editora e escritora por paixão, teve a ideia semente: «Fazer parte do projeto desde a sua génese é orgulho e desafio. Cresço a cada número, vejo o mesmo nos que me acompanham, e sabemos que continuaremos e que a PALAVRAR se torna sólida e maior a cada novo número».

O tema desta quarta edição é «A Paz».

No palco da sala de atos, onze autores darão voz às palavras escritas, para materializar aquela que é, por ora, uma revista digital.

Os textos a ler refletirão as várias rubricas que compõem o periódico semestral, que se assume como «resistente e irreverente», uma plataforma de difusão de novas vozes literárias, alargando o pouco espaço atualmente existente em Portugal com esse propósito.

Eis as várias rubricas da PALAVRAR e os autores que as apresentarão, a 18 de fevereiro, às 15h00, no Cine-Teatro Garret – sala dos atos:

PER FICTA, RESISTERE
Diana Almeida

DA PALAVRA À FORÇA
Margarida Constantino

LUSOFONIAS
João Melo, apresentado por Ana Costa

SALTANDO DO PARÊNTESIS
Ines Pinto

GAVETA CRIATIVA
David Roque

RESISTÊNCIA POETICA
Ana Silva
Jose Mendes
Margarida Correia

PALAVRA DE LEITOR
Helena Ventura (a Lena dos Livros)

SETENTIA
Lénia Rufino

A BIBLIOTERAPEUTA SUGERE
Sandra Barão Nobre

 

Consulte aqui o programa completo do Correntes d’Escritas.

Subscreva aqui a PALAVRAR, clicando aqui.

 

 

Comentários

pub