CHUA lança mais um concurso para criação do Centro de Procriação Medicamente Assistida

Donativo da Fundação Dieter Morszeck, de 1,5 milhões de euros, vai apoiar projetos considerados estruturantes para o CHUA

Depois de dois concursos terem ficado desertos, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) lançou um terceiro para que finalmente seja construído um Centro de Procriação Medicamente Assistida, em Faro. A estrutura já devia estar a funcionar desde o início do ano, mas recebeu, esta quarta-feira, 22 de Fevereiro, um novo impulso devido a uma doação da Fundação Dieter Morszeck, da Alemanha. 

Este donativo, de 1,5 milhões de euros, vai apoiar projetos considerados estruturantes para o CHUA, como o Centro de Desenvolvimento Pediátrico e a Reabilitação Intensiva e a nova estrutura para a criação de raiz da Procriação Medicamente Assistida.

Em declarações aos jornalistas, Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), explicou que o facto de o Centro de Procriação Medicamente Assistida ainda não estar a funcionar se deveu a «limitações dos concursos».

«Nós contaríamos tê-lo a funcionar no início do ano, mas os dois concursos não tiveram concorrentes. Por nossa vontade, já estaria aberto», considerou.

 

 

O atraso na abertura já levou a críticas recentes da própria Associação Portuguesa de Fertilidade.

Segundo Ana Varges Gomes, «ainda não há uma previsão» de quando abrirá esta infraestrutura que será única no Sul do país.

O Centro de Procriação Medicamente Assistida vai servir tanto o Algarve, como o Alentejo, e será o 10º em todo o país (há quatro no Norte, três em Lisboa e Vale do Tejo e dois na região Centro).

A valência será instalada no Hospital de Faro e «fará todas as etapas, desde a colheita dos gametas até à fertilização in vitro».

Este donativo de 1,5 milhões de euros servirá também para apoiar outros projetos ligados à pediatria, no CHUA, nomeadamente nas «áreas de fisioterapia para crianças com algum tipo de patologia».

Também permitirá que o Algarve passe a ter «equipamentos que permitem fazer diagnósticos que, até este momento, não eram possíveis».

 

 

O objetivo, realçou Ana Varges Gomes, é que «as crianças possam fazer todo o seu percurso terapêutico no Algarve, sem terem de deixar a região».

Nesta sessão, Dieter Morszeck, presidente da Fundação, salientou «a importância de poder ajudar as crianças, que são o nosso futuro».

«Com este projeto, vamos realizar alguns sonhos e eu tenho muito orgulho em vos poder ajudar», acrescenta o benemérito alemão, neto do fundador e antigo presidente da marca de malas de luxo Rimowa, já apoia vários na área da saúde e investiu recentemente num wine hotel de luxo  na Vidigueira.

A apresentação dos objetivos deste protocolo esteve a cargo de Paulo Neves, vogal executivo do Conselho de Administração, que sublinhou a responsabilidade de receber este donativo – que tem como prazo de execução Fevereiro de 2024 – e que «é focado nos jovens e na infância, mas que é transversal a todas as unidades do CHUA e pretende dar a todos uma melhor oportunidade para o futuro».

«Por cada euro agora doado, o CHUA deverá realizar o mesmo valor de investimento, duplicando o valor», concluiu.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub