CHUA já tem angiógrafo, Centro de Procriação Medicamente Assistida vem “a caminho”

Centro também poderá «dar acesso a algumas regiões periféricas, como o Baixo Alentejo, tal como acontece com o angiógrafo»

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

O Algarve deu um «passo gigante» com a instalação do novo angiógrafo biplanar que está a funcionar desde Abril, mas que só esta quinta-feira, 9 de Junho, foi oficialmente inaugurado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde. O equipamento permite tratar na região os doentes que tenham tido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Em declarações aos jornalistas, Ana Varges Gomes disse que o angiógrafo representa um «passo muito importante para a região».

É que, antes, «todos os doentes com hemorragias cerebrais ou AVC, teriam de ser deslocados para Lisboa e muitos se calhar não chegariam lá em tempo útil, infelizmente», acrescentou.

O angiógrafo, que custou cerca de 1 milhão de euros, contou com apoio do programa operacional CRESCAlgarve 2020.

António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, também destacou a importância da instalação deste equipamento no Algarve que vai evitar a transferência de doentes para outras Unidades de Saúde.

A visita do governante a Faro também serviu para o lançamento do futuro Centro de Procriação Medicamente Assistida, a ser criado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, e que, se tudo correr bem, será inaugurado até ao final do ano.

Segundo António Lacerda Sales, este será o 10º Centro em todo o país, «dando equidade na distribuição geográfica».

«Há quatro centros no Norte, três em Lisboa e Vale do Tejo e dois na região Centro e, assim, vamos dar uma maior equidade de acesso aos casais», acrescentou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, este Centro também poderá «dar acesso a algumas regiões periféricas, como o Baixo Alentejo, tal como acontece com o angiógrafo».

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub