Novo secretário de Estado do Turismo quer Algarve a apostar «na internacionalização»

Agência de Promoção de Albufeira comemorou 20º aniversário

O novo secretário de Estado do Turismo defende que o Algarve deve apostar «na internacionalização», captando «cada vez mais investimento». Pedro Machado esteve na região na passada sexta-feira, 19 de Abril, para participar no 20º aniversário da Agência de Promoção de Albufeira (APAL). 

Em declarações ao Sul Informação, Pedro Machado considerou que o Algarve é «um dos destinos premium» de Portugal, tanto «do ponto de vista do mercado interno, como externo».

Questionado sobre quais serão as suas prioridades para a região, o novo secretário de Estado do Turismo, do governo da Aliança Democrática (AD), defendeu que o Algarve tem «recursos extraordinários para apostar na internacionalização», devendo também «captar cada vez mais investimento».

O grande desafio para todos, disse, passa por «qualificar a experiência turística» e «diversificar as fontes e os atores que podem contribuir para continuarmos» a qualificá-la.

 

 

 

 

Sobre se o Algarve estará no topo das suas prioridades, Pedro Machado, que foi presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal de 2013 a 2023, vincou que «todas as regiões» o estão.

«Sou alguém que está muito ligado a um dos nossos destinos regionais, mas isso dá-me a vantagem de conhecer muito bem o território. Acudir às prioridades, aos constrangimentos e desafios que temos: é o que quero dar, com foco nas empresas, na operação e nos mercados, tentando conquistar cada vez mais mercados internacionais», considerou.

De resto, o secretário de Estado do Turismo aproveitou também para louvar o trabalho da APAL, dizendo que estas associações «fazem a diferença desde logo pela sua ligação ao território».

«Eu lidei de perto com várias associações e percebemos a sua importância, em chegar aos microempresários, que estão afastados normalmente das grandes associações», disse.

A Agência de Promoção de Albufeira tem atualmente cerca de 250 associados, sendo, nas palavras do seu presidente Desidério Silva, a «maior associação empresarial» do concelho.

 

 

 

O líder da APAL aproveitou a presença do novo secretário de Estado do Turismo para pedir também que seja dada atenção a um Algarve que foi «abandonado e esquecido por vários Governos», apontando projetos como o Hospital Central do Algarve ou a requalificação da EN125.

A sessão de 20º aniversário da APAL contou ainda com dois painéis sobre os “Caminhos do Turismo”, com a presença de António Jorge Costa, CEO do IPDT Turismo, Carlos Coelho, presidente do Ivity Brend Group, Luís Serra Coelho, professor da Universidade do Algarve, e João Duque, professor catedrático do ISEG.

No seu painel, Carlos Coelho defendeu que o Algarve deve deixar de ser visto como «a amante de Verão» para ser «a mulher do ano inteiro».

O especialista, que falava sobre novas formas de promoção turística, disse que qualquer região precisa de criar um «turismo de alto impacto nas pessoas», opinião corroborada por António Jorge Costa.

Carlos Coelho falou ainda da recente “Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas para Albufeira”, delineada pelo próprio Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), salientando que o Algarve deve escolher os «turistas que quer atrair».

 

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