Café com Letras celebra Centenário do Nascimento de Laura Ayres

Na véspera do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, o Café com Letras tem como convidadas Leonor Cancela e Rosalía Vargas

“Mulheres na Ciência” é o tema da próxima sessão do Café com Letras, que terá lugar esta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, às 18h30, na Fnac, do Fórum Algarve, em Faro.

Inserido no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento de Laura Ayres, e na véspera do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, o Café com Letras tem como convidadas Leonor Cancela e Rosalía Vargas. A moderação está a cargo de Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve.

Laura Guilhermina Martins Ayres, a homenageada, foi médica, professora universitária, especialista em saúde pública, virologista e a “voz e a figura” da luta contra a SIDA em Portugal, estando na origem da Comissão Nacional de Luta contra a SIDA.

Natural de Loulé, Laura Ayres licenciou-se em 1946. Estagiou em Inglaterra, onde se especializou em virologia, tendo regressado a Portugal para se dedicar à pesquisa no Laboratório de Virologia, que fundou, no Instituto Superior de Higiene Dr. Ricardo Jorge.

Após o 25 de Abril, fundou e dirigiu o Centro Nacional da Gripe, criou o Registo Nacional de Malformações Congénitas e foi, ainda, a responsável pela fundação do Centro de Vigilância Epidemiológica nas Doenças Transmissíveis.

Em 1985, foi nomeada coordenadora do Grupo de Trabalho SIDA, e graças aos seus dotes de grande comunicadora, Laura Ayres destacou-se também na forma utilizou os meios de comunicação social na prevenção das doenças transmissíveis, em particular da SIDA, contribuindo para uma efetiva promoção da saúde na população.

Rosalía Vargas, uma das convidadas, é presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – e diretora do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, de onde se destaca a criação e implantação das redes de Centros Ciência Viva, de Escolas Ciência Viva, de Quintas Ciência Viva e de Clubes Ciência Viva na Escola.

É também presidente do Conselho de Escola do IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, é membro do Comité Internacional do Centro de Ciência Copernicus, Varsóvia, e integra o Conselho Geral da Universidade Aberta e o Conselho Consultivo de Acompanhamento do Plano Nacional das Artes.

Leonor Cancela, outra das convidadas, é Professora Catedrática da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve/UAlg, membro do Algarve Biomedical Center e membro fundador do Centro de Ciências do Mar/CCMAR.

É diretora da Licenciatura e do Doutoramento em Ciências Biomédicas da UAlg, desde a sua implementação, diretora do Colégio Doutoral da UAlg, por nomeação do reitor desde 2019, e presidente do Conselho Científico da recém-criada Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve. É co-fundadora da Technozeb, Unidade de Negócios da Technophage SA envolvida na descoberta de moléculas com interesse terapêutico a partir do zebrafish.

A Câmara Municipal de Loulé assinou um Memorando de Entendimento com a Direção Regional de Cultura do Algarve, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-Nova), a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve e o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, Quarteira, no sentido de ao longo de um ano desenvolverem ações que recordem a mulher, a médica, a investigadora, a pedagoga, a professora Laura Ayres, cuja vida foi dedicada à Saúde Pública, temática tão presente nos tempos de hoje.

A partir de dia 10 de fevereiro, durante uma semana, vai estar patente ao público, no Fórum Algarve, uma exposição sobre a vida e obra de Laura Ayres, uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé.

O “Café com Letras” é uma iniciativa organizada pela Direção Regional de Cultura do Algarve, pela Biblioteca da UAlg e pela Fnac Portugal, com a colaboração da RUA FM – Rádio Universitária do Algarve.

 

 



Comentários

pub