Via Algarviana reedita guia e lança aplicação para telemóvel

Há também cinco novos percursos pedestres da Via Algarviana no concelho de Monchique

A Via Algarviana acaba de lançar uma reedição do guia em papel, uma aplicação móvel e cinco novos percursos pedestres da Via Algarviana no concelho de Monchique.

Tanto a reedição do guia em papel como a aplicação móvel são ferramentas que pretendem ajudar os utilizadores dos vários percursos pedestres do território Via Algarviana, tanto praticantes de caminhada como de BTT.

O novo guia da GR13  reúne a informação detalhada sobre cada um dos 14 setores que compõem os cerca de 300 quilómetros (km) de extensão desta grande rota, de Alcoutim até ao Cabo de São Vicente.

Além disso, inclui informação sobre as nove ligações ao eixo principal da GR13.

No guia, o caminhante encontra o mapa do itinerário, a ficha técnica, descrição e pontos de interesse. De acordo com a Via Algarviana, «toda a informação foi revista e melhorada com base nas versões anteriores do guia e dando voz às sugestões dos muitos caminhantes e praticantes de BTT de todo o mundo que têm percorrido o interior do Algarve».

Dada a procura internacional, o guia foi reeditado em cinco idiomas (português, inglês, francês, alemão e holandês) e distribuído num formato original, que em vez de um volume único é composto por um conjunto de folhetos, correspondentes aos vários setores.

Desta forma, em cada dia o caminhante ou praticante de BTT pode levar na mão apenas a informação necessária, deixando o restante peso na mochila.

 

 

O conjunto dos vários folhetos é guardado num saco de algodão, mais fácil de arrumar na bagagem do que um livro convencional.

O guia já estava disponível para download, em formato digital, no site da Via Algarviana e pode agora também ser pedido através de um formulário online. A versão em papel é também gratuita, pagando-se apenas os portes de envio.

Também hoje é lançada oficialmente a aplicação da Via Algarviana. O principal destaque vai para a possibilidade de seguir os percursos usando os mapas da própria aplicação, mesmo em locais onde não há rede de internet.

Além desta funcionalidade, a aplicação tem toda a informação detalhada sobre cada setor da GR13, bem como sobre as ligações e os percursos de pequena rota complementares à Via Algarviana. Outras funcionalidades incluem a possibilidade de descarregar os ficheiros com os tracks e de reportar uma anomalia no percurso, permitindo que todos contribuam para identificar e resolver de forma mais rápida qualquer problema.

A partir de hoje é também possível descobrir cinco novos percursos pedestres na serra de Monchique: três pequenas rotas e duas ligações à GR13 –Via Algarviana, que reforçam a rede já existente.

É possível fazer download dos folhetos e dos tracks de cada um deles: PR7 MCQ – Percurso das Hortas (8,2 km), PR8 MCQ – Pelos Caminhos de Alferce (7,8 km), PR9 MCQ – Entre o Vale e o Castelo (7,2 km), Ligação 10 – Via Algarviana (Monchique) a Alferce (11,7 km) e Ligação 11 – Alferce à Via Algarviana (Monchique) (11,5 km).

Destaque ainda para a edição do Guia das Rotas Temáticas, disponível em português e inglês, que reúne a informação essencial e os mapas para explorar o Algarve através de quatro temas que são incursões no património natural e cultural da região: Contrabandista (Alcoutim), Água (Loulé), Árvores Monumentais e Geologia (ambas em Monchique).

O guia está disponível em formato digital, para download, e também em papel.

 



Comentários

pub