Lagoa arranca comemorações dos 250 anos da criação do concelho

Estas comemorações começam precisamente no dia em que Lagoa celebra 250 anos, depois de, a 16 de Janeiro de 1773, por carta régia, D. José ter redefinido as divisões administrativas da região do Algarve e ter feito nascer este concelho

Câmara de Lagoa

As comemorações dos 250 anos da criação do concelho de Lagoa arrancam esta segunda-feira, 16 de Janeiro, com uma cerimónia às 17h30, no Auditório Carlos do Carmo. Joaquim Rocha Vieira, o lagoense que foi o último Governador de Macau, é o presidente da Comissão de Honra. 

Estas comemorações começam precisamente no dia em que Lagoa celebra 250 anos, depois de, a 16 de Janeiro de 1773, por carta régia, D. José ter redefinido as divisões administrativas da região do Algarve e ter feito nascer este concelho.

Segundo a autarquia, o «programa comemorativo integra ciclos de conferências e ações de formação, capacitação das equipas técnicas da autarquia e das empresas locais, mas também dos agentes desportivos e educativos, trazendo a Lagoa investigadores, decisores e pensadores».

Haverá «ciclos de reflexão e partilha de conhecimento e saber, que serão pensados numa articulação entre a memória e a construção do território e os novos desafios que hoje se levantam aos municípios e ao mundo», mas também «arte pública».

«Será ainda desenvolvido um conjunto de eventos, onde o trabalho com a comunidade possa continuar a fortalecer a identidade de Lagoa e dos Lagoenses, num diálogo permanente do Município com os agentes sociais e culturais do concelho, de forma a que estes também construam programações comemorativas, conscientes de que todos contribuem para o desenvolvimento do concelho», adianta a Câmara de Lagoa.

Luís Encarnação, presidente da Câmara, convida todos a «participarem nas comemorações e a sentirem o “Orgulho em Ser Lagoa”».

Amanhã, dia 16, haverá também o hastear da bandeira, em frente ao edifício da Câmara Municipal, o lançamento do novo portal do município e uma arruada pelo concelho.

Na passada sexta-feira, dia 13, também aconteceu a inauguração do “Pátio das Gerações”.

 



Comentários

pub