Geodiversidade, a modesta parceira da biodiversidade

A Geodiversidade sustenta a biodiversidade desde a origem e está na base de qualquer ecossistema

Bryce Canyon, Utah, Estados Unidos da América

Está sempre presente no nosso dia a dia. No sal-gema que tempera nossa comida, na sílica das lentes dos nossos óculos, nos écrans dos telemóveis, no cimento que nos rodeia e protege, nas baterias dos carros elétricos e gadgets, nas pastas de dentes e produtos de cosmética, na agricultura ou nos monumentos e cenários divinos que visitamos ou que ilustram uma boa fotografia.

A Geodiversidade é a variedade de elementos não-vivos da natureza, ou seja, os minerais, as rochas, os fósseis, os solos, os sedimentos, os relevos, a topografia, os processos geológicos e aspetos hidrológicos, como os rios e os lagos.

A Geodiversidade sustenta a biodiversidade desde a origem e está na base de qualquer ecossistema, e, por sua vez, possui seu próprio valor intrínseco, merecedor de proteção.

A Geodiversidade tem um papel essencial na garantia dos serviços ecossistémicos de suporte, provisão, regulação e cultural que são bens materiais e imateriais gerados pelos ecossistemas, utilizados pela sociedade na busca do seu bem-estar. Assim, além de sustentar a Biodiversidade, a Geodiversidade sustenta igualmente a diversidade humana.

O suporte prestado pela Geodiversidade refere-se à disponibilização de recursos para o desenvolvimento das atividades de todos os seres vivos do planeta, tais como solo, água, habitats, plataformas para instalação de hidroelétricas, aerogeradores e termonucleares. Aterros para lixo doméstico e estruturas de armazenamento para bancos de sementes, para lixo radioativo e químico.

 

Canyonlands vistas de Dead Horse Point, Utah

Ela também atua na regulação dos processos que controlam naturalmente as condições ambientais, como os processos climáticos, o ciclo hidrológico, o ciclo do carbono, controle de inundações, a qualidade da água e dos solos, entre muitos outros. A Geodiversidade controla a disponibilização daqueles recursos, mas também a sua quantidade e qualidade.

De todos os serviços, a provisão é o que apresenta importância mais clara devido à capitalização de seus recursos que passam a ser tratados como produtos. Entre estes produtos, podemos enunciar recursos renováveis, como a água e nutrientes inorgânicos, e recursos não renováveis, como rochas, minerais industriais, minerais metálicos e combustíveis fósseis.

“Foram os recursos da Geodiversidade e sua brilhante utilização por parte dos humanos que permitiram a evolução da sociedade moderna”
Murray Gray, 2011

Por último, mas não menos importante, temos os serviços culturais que representam as relações da sociedade aos aspetos abióticos do ambiente por seu significado social ou comunitário. É o apelo estético, a inspiração artística, a recreação e lazer (Geoturismo), as experiências espirituais, o significado cultural e histórico e o desenvolvimento social.

Além disso, o conhecimento científico gerado a partir da utilização da natureza abiótica pode ser fruído como uma sala de aula e laboratório naturais. Ou usado em estudos sobre as características do planeta Terra e sua evolução, da Vida.

A Geodiversidade, ao nos proporcionar uma visão integrada da variação geológica ao longo do tempo, permite-nos aprender com o passado, fornecendo pistas de como agir no presente, promovendo um futuro melhor.

Com objetivo de preservar partes importantes da Geodiversidade e despertar o interesse da sociedade para a sua presença em diversos segmentos comuns ao nosso quotidiano, em 2021, o Conselho Executivo da UNESCO aprovou a proposta de proclamação do Dia Internacional da Geodiversidade a ser celebrado todos os anos no dia 6 de outubro.

Ao preservar o nosso património geológico, estamos também a preservar a história humana, permitindo-nos perceber o nosso lugar na história do planeta.

Como desafio, conseguem dar exemplos de bens culturais assentes na Geodiversidade?

 

Veja também o vídeo sobre Geodiversidade feito pelo CCV Lagos:

 

Autora: Nathália Lima (Centro Ciência Viva de Lagos)

Com base no artigo científico:
Lima, N.P., Pereira, D.I. Living and Dying on Planet Earth: an Approach to the Values of Geodiversity.
Geoheritage 15, 4 (2023)

 

NOTA: Este artigo foi desenvolvido no âmbito do projeto PaNReD – Património Digital transformado em Recursos Didáticos Digitais, financiado pelo Programa CRESC Algarve 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu (FSE).

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub