Só o Algarve vai escapar a um fim-de-semana da passagem de ano com chuva

O IPMA prevê ainda a intensificação do vento no litoral oeste e nas terras altas

As condições meteorológicas vão agravar-se no fim-de-semana da passagem de ano, sobretudo no Minho e Douro Litoral, onde haverá precipitação, a partir da tarde de dia 31, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A chuva e o vento vão estender-se ao restante território ao longo do dia 1 de janeiro, havendo ainda a assinalar um aumento da agitação marítima essencialmente a norte do Cabo Raso.

Segundo o IPMA, o estado do tempo para o território continental, entre 30 de dezembro e 1 de janeiro, será «caracterizado pela aproximação e passagem de ondulações frontais, que culmina com a passagem uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte no dia 1 de janeiro, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica».

Assim, com a informação disponível até ao momento, prevê-se «chuva persistente e por vezes forte no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a Passagem de Ano, precipitação que se estenderá às restantes regiões Norte e Centro durante a madrugada de dia 1».

A chuva chegará ao Sul mas só a partir da tarde de dia 1, «passando a regime de aguaceiros nas regiões Norte e Centro, que serão neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a cota para os 1200 metros de altitude no final do dia».

Nesta altura, acrescenta o IPMA, «a precipitação será pouco frequente» (aviso Amarelo de Precipitação emitido nas regiões Norte e Centro entre as 21UTC de dia 31 e as 12UTC de dia 1 de janeiro).

O IPMA prevê ainda a intensificação do vento no litoral oeste e nas terras altas, a partir de dia 31, e em particular na aproximação e passagem da referida superfície frontal fria (final de dia 31 e madrugada e manhã de dia 1).

Assim, nesse período, o vento será do quadrante sul, forte no litoral oeste, especialmente a norte do Cabo da Roca e nas terras altas das regiões Norte e Centro, com rajadas até 70/85 km/h e até 90 km/h, respetivamente (aviso Amarelo de Rajada emitido no litoral a norte do Rio Vouga entre as 21UTC de dia 31 e as 12UTC de dia 1 de janeiro).

As temperaturas irão manter-se amenas, com a máxima a variar entre 14 e 19°C, sendo ligeiramente inferior no Nordeste Transmontano e na Beira Alta, e a mínima a variar entre 7 e 14°C.

A agitação marítima deverá aumentar a norte do Cabo Raso no final de dia 31, subindo até 4 a 4,5 metros de altura significativa, com uma componente de sudoeste (aviso Amarelo de Agitação Marítima emitido entre as 21UTC de dia 31 e as 15UTC de dia 1 de janeiro).

 



Comentários

pub