Secretário de Estado visita Smartcity Lagoa

Na passada sexta-feira, 2 de Dezembro

Mário Campolargo, secretário de estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, deslocou-se a Lagoa na passada sexta-feira, 2 de Dezembro, para conhecer a Sala de Operações da Smartcity de Lagoa, e perceber como esta cidade algarvia está a desenvolver o projeto. 

Acompanhado por Bernardo Sousa, diretor executivo da Estrutura de Missão Portugal Digital, Mário Campolargo deslocou-se a Lagoa com dois grandes objetivos: o de perceber as boas práticas do projeto de Lagoa e como estas podem ajudar outros concelhos a implementarem as suas Smartcities, e compreender como uma estratégia nacional de digitalização de Portugal poderá ajudar a Smartcity de Lagoa a crescer e a implementar novas valências.

«É para nós uma enorme honra receber o secretário de estado da Digitalização e da Modernização Administrativa e perceber que o trabalho desenvolvido na Smartcity de Lagoa é reconhecido a nível nacional e uma referência para outros municípios», afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

A visita iniciou-se com uma receção ao Secretário de Estado e à sua comitiva, no edifício principal da Câmara Municipal de Lagoa, onde foi apresentado, de uma forma geral, todo o projeto de Lagoa, as valências que já estão em funcionamento e quais estão a ser trabalhadas para serem implementadas.

 

 

Além disso, foi dado a conhecer as mais valias da Smartcity de Lagoa e quais têm sido os obstáculos encontrados na sua implementação. De seguida, o Secretário de Estado visitou a Sala de Operações de Lagoa para perceber ao vivo a dinâmica do projeto. Posteriormente, visitou os contentores de Resíduos Sólidos Urbanos que já têm sensores e permitem perceber quando já estão cheios e necessitam de recolha, bem como quando não estão cheios e não há necessidade de recolha.

Por fim, foi feito o reconhecimento dos locais onde a Smartcity de Lagoa tem instalado um dos seus sensores de recolha e envio de dados.

As Smart Cities são ambientes que utilizam a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a favor dos cidadãos, colocando em prática a eficiência urbana. Identificam problemas, reavaliam processos e adaptam os seus espaços de acordo com as soluções oferecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

O “projeto Smartcity: Lagoa” tem como missão «promover o desenvolvimento e produção de soluções urbanas inovadoras, de forma integrada, com vista à estruturação da oferta e sua valorização nos mercados nacionais e internacionais, potenciar a participação das empresas da região no mercado das cidades inteligentes e afirmar a imagem do Município de Lagoa como um espaço de conceção, produção e experimentação de produtos e serviços para as Cidade Inteligentes», frisa o Município.



Comentários

pub