Milhares de sargos criados na EPPO libertados no mar e na Ria Formosa

Peixes criados na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão

Milhares de exemplares de sargos, produzidos em aquacultura, foram libertados, em Novembro, por um grupo de investigadores da Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O objetivo é «repovoar e aumentar os stocks existentes na Ria Formosa».

A iniciativa foi agendada para «um período que antecede o arrefecimento das águas da nossa costa, caraterístico do período de Inverno que se aproxima», explica o IPMA.

 

 

Mais uma vez, à semelhança de outras ações antes realizadas, a libertação contou com a estreita colaboração da empresa Tunipex, que providenciou o apoio logístico, de transporte terrestre e marítimo dos peixes.

Os investigadores explicaram que, nesta ação, foram libertados “600 exemplares de sargo-legitimo (Diplodus sargus) e 1800 de sargo-veado (Diplodus cervinus) de aproximadamente 50 gramas, junto aos sistemas de recifes artificiais da zona da APPA da Armona (Área Piloto de Produção Aquícola).

Trata-se de uma zona com restrições à navegação, «pelo que apresenta condições perfeitas para a adaptação dos indivíduos e a sua integração no recrutamento natural das espécies», acrescenta o IPMA.

Em paralelo, foram ainda libertados mais 1300 indivíduos (1000 de sargo-legítimo; 300 de sargo veado) no interior da Ria Formosa.

 

 



Comentários

pub