Grupo Desportivo Ameixialense promove a Festa do Zé Povinho

Evento de cariz popular, com entradas gratuitas, que pretende dar a conhecer os costumes, o artesanato, os produtos e a gastronomia do interior

O Grupo Desportivo Ameixialense promove, no próximo dia 17 de dezembro, a Festa do Zé Povinho, que terá lugar no Ameixial, aldeia do interior do concelho de Loulé, no âmbito da sua atividade e dinâmica com a comunidade local.

Trata-se de um evento de cariz popular, com entradas gratuitas, que pretende dar a conhecer os costumes, o artesanato, os produtos e a gastronomia do interior algarvio, através dos petiscos tipicamente serranos disponíveis para jantar no espaço.

Assente nas raízes serranas, o evento contempla ainda vasto programa cultural com especial destaque para os produtos da região. Para as 15h00 está agendado o workshop de «Criação de Velas a partir de Cera de Abelha». As inscrições, gratuitas, devem ser feitas clicando aqui.

O programa prossegue pelas 16h30 com uma caminhada guiada, num circuito à volta da aldeia do Ameixial, onde, além do contacto com a natureza, vai ser possível degustar alguns produtos da região durante a caminhada, bem como conhecer e fotografar alguns dos locais emblemáticos da aldeia. A caminhada é gratuita mas carece de inscrição, que pode ser feita clicando aqui.

Também a etnografia marca presença nesta festa do interior, com a atuação do Rancho Folclórico «As Mondadeiras das Barrosas», pelas 20h00.

O património cultural do interior sobe ao palco da Festa do Zé Povinho pelas 21h00, com o espetáculo do «Zé do Burrinho e Xico Ovelha», uma animação teatral, cómica e musical em torno do património cultural e imaterial algarvio.

Os contos, as lendas, os trava-línguas, as lengalengas e as cantigas, o património oral do concelho de Loulé trazido de novo ao convívio das comunidades, contrariando o seu desuso numa promoção da riqueza cultural que deste manancial de experiências e sabedoria local advém.

A animação musical fica a cargo de Valter Cabrita, para o baile que convida todos os visitantes para um pé de dança.

A Festa do Zé Povinho é uma organização do Grupo Desportivo Ameixialense e conta com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Ameixial.

As entradas são gratuitas.

 

 
 



Comentários

pub