Câmara de Portimão quer comprar edifício da Alfagar para Registo e Notariado

Isilda Gomes: «sustentabilidade financeira permite-nos abater 10 milhões de euros da dívida ao FAM, sendo «possível que saiamos da situação de déficit excessivo já no final de 2024»

Edifício da loja Alfagar, que está fechada há anos – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Câmara Municipal de Portimão está em negociações com os proprietários do edifício da antiga Alfagar, que está fechado há anos, para «instalar no centro da cidade os Serviços de Registo e Notariado». O anúncio foi feito por Isilda Gomes, durante o discurso do Dia da Cidade, que se comemorou a 11 de Dezembro.

A presidente da Câmara falou ainda de outros projetos e investimentos da autarquia, que só podem avançar graças à sustentabilidade financeira da autarquia. Ora, também a esse nível a autarca partilhou boas notícias, garantindo que a «sustentabilidade financeira permite-nos abater 10 milhões de euros da dívida ao FAM, tal como nos permite olhar com otimismo para o futuro próximo, porque é possível que saiamos da situação de déficit excessivo já no final de 2024, garantindo-nos uma muito maior autonomia orçamental».

Quanto aos projetos, Isilda Gomes referiu o Plano de Mobilidade Sustentável de Portimão, que «esteve em discussão pública» que terminou a 10 de Dezembro, e «será em breve implementado».

Entre os melhoramentos previstos na rede viária, a edil revelou que será lançado «em breve o concurso para a construção da V10, que ligará a Penina aos Montes de Alvor, bem como uma nova via que ligará o Hospital ao Portimão Arena».

«Com impacto igualmente assinalável, o trânsito na baixa de Portimão sofrerá uma profunda alteração com a construção de uma nova rua que ligará ao Largo do Dique», acrescentou.

No campo da Habitação, «identificado como um dos maiores problemas que aflige o Algarve, e Portimão», a presidente da Câmara disse que vai começar «a construção de 227 fogos a custos controlados no Vale Lagar, de 25 apartamentos na Avenida 25 de Abril e de 250 fogos na Coca Maravilhas, em regime de renda acessível».

Mas é também graças à sustentabilidade, que foi concluída recentemente a reabilitação da Escola José Buisel e que a autarquia abriu «novo concurso para a criação do Parque da Juventude, obra que muito acarinhamos e que só não está a avançar porque o concurso anterior ficou deserto».

Tal como no caso do Parque da Juventude, e pelo mesmo motivo, acrescentou, «também voltámos a abrir concurso para a construção do Jardim do Mercado, na esperança que avance em breve».

O «tão ambicionado» novo canil já está em construção, enquanto, depois da recuperação da antiga Lota, «lançaremos concurso com vista à recuperação de mais um edifício histórico portimonense, neste caso o Auditório Municipal».

Para garantir a segurança no espaço público, já está a funcionar o sistema de videovigilância nas principais entradas de Portimão e na Praia da Rocha, disse ainda Isilda Gomes.

«Por forma a abrir novos rumos e diversificar o futuro de Portimão, manifestámos a nossa disponibilidade para ceder um terreno à Universidade do Algarve para a construção de um campus para três mil alunos», recordou a autarca.

«O nosso fito é reforçar Portimão como destino universitário, atraindo jovens e professores que viverão aqui as suas vidas, participarão na nossa economia local, e muitos ficarão cá a cumprir os seus destinos», frisou.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub