GNR apreende 19 armadilhas de pesca ilegal na Lagoa dos Salgados

Até uma galinha de água tinha sido capturada pelas nassas

A GNR apreendeu este domingo, 27 de Novembro, 19 nassas utilizadas para a pesca ilegal, na Lagoa dos Salgados, no concelho de Silves.

A ação realizou-se no seguimento da investigação desenvolvida desde o dia 28 de Outubro, quando foram apreendidos vários equipamentos utilizados nesta atividade ilegal, também no mesmo local.

As nassas, ou seja, armadilhas, apreendidas continham várias espécies piscícolas: 15 quilos de camarão da ribeira, 30 enguias juvenis com medidas entre 20 e 50 centímetros, tainhas. Continham também uma ave: uma galinha de água. 

«Na pesca profissional em águas livres, pode ser utilizado o covo ou a nassa na captura de lagostins de água doce, no entanto devem estar registadas e identificadas com o NIPP, por força do enquadramento legal em vigor», relembra a GNR. 

As espécies foram devolvidas ao seu habitat natural e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Silves.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.



Comentários

pub