Com Rui Veloso, “Não há estrelas no céu”, mas há skydive na passagem de ano de Albufeira

Carpe Nox está de volta a Albufeira com animação em terra, no céu e no mar

Rui Veloso e as suas músicas mais conhecidas, um show aéreo inédito, envolvendo paraquedistas, e um espetáculo piromusical aquático são as sugestões de mais uma Carpe Nox, a festa de passagem de ano de Albufeira, que foi apresentada ontem, sexta-feira, dia 4 de Novembro.

A Câmara Municipal, em parceria com a Agência de Promoção de Albufeira, volta a apostar no conceito que estreou em 2019 e que levou à zona da Praia dos Pescadores «cerca de 180 mil pessoas» na passagem de ano, mas que teve de ser suspenso nos últimos dois anos, devido à pandemia.

Além do programa do réveillon propriamente dito, a festa de fim de ano de Albufeira contará ainda com o já tradicional Paderne Medieval, com o festival de humor Solrir, numa versão condensada, e com a transmissão em direto de Paderne do programa Somos Portugal, da TVI, com passagens na baixa de Albufeira, no dia 31 de Dezembro.

 

 

«O Albufeira Carpe Nox nasceu em 2019. Criámos uma marca que se destacou logo a nível nacional e internacional», disse José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

O conceito vingou e, como se percebe com a realização do Albufeira Carpe Nox 2022, parecia ter tudo para “pegar de estaca”. No entanto, dois anos de pandemia impediram que se repetisse, em 2020/21 e em 2021/22.

«Este ano, a situação é bem diferente, pelo que decidimos retomar esta iniciativa», resumiu o edil albufeirense.

Em 2022/2023, o Carpe Nox vai ter «uma filosofia um pouco diferente, ainda que seja muito semelhante ao de 2019, que tão bom sinal deu», acrescentou.

 

José Carlos Rolo – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Este ano, o artista escolhido para animar a festa, a partir das 22h00, foi Rui Veloso, que vai dar um espetáculo com «um alinhamento especial», com duas horas de duração, segundo Carla Ponte, chefe da Divisão de Turismo, Desenvolvimento Económico e Cultural do Município de Albufeira.

O “pai do rock” português, como é apelidado, vai apresentar um espetáculo «especial, onde faz uma viagem por toda a sua carreira», contando com Tatanka, vocalista dos The Black Mamba, como convidado.

Este é um «concerto diferente, só construído para aqui, de comemoração dos 30 anos de carreira do músico», uma vez que estava pensado para ser apresentado na passagem de ano de 2021/22, que acabou por ser cancelada pela Câmara, devido à pandemia.

Na edição de 2019, um dos pontos altos «foi o apontamento dos aviões. Este ano, fomos mais à frente e teremos um momento de skydive artístico, acompanhado de fogo-de-artificio, inédito na Europa. Uma dezena de paraquedistas, alguns deles campeões do mundo, outros ex-militares, estão a montar um espetáculo para apresentar em Albufeira, quando bater a meia noite».

 

 

Outro ponto alto é «um espetáculo piromusical aquático», com pirotecnia, luz, lasers e efeitos especiais, acompanhada por uma banda sonora a cargo de Gualter Santos (DJ Guga), que também vai musicar o skydive.

DJ Guga, residente na Antena 3, continuará o seu live act pela noite dentro.

Entre 29 de Dezembro e 1 de Janeiro, a aldeia de Paderne acolhe o seu «já habitual» evento medieval, promovido pela Câmara de Albufeira em parceria com a Junta de Freguesia e a Casa do Povo locais.

Esta iniciativa junta recriação histórica a performances, sem esquecer o mercado medieval e a gastronomia.

O Solrir é outra das iniciativas que já se tornaram “tradicionais” em Albufeira e tem agora uma versão mais condensada, de dois dias, com os espetáculos a acontecer a 30 de Dezembro e a 1 de Janeiro, no Palácio de Congressos dos Salgados.

Entre outros comediantes, marcará presença o brasileiro Abdiás Melo, que ficou conhecido pelos vídeos humorísticos que fez a partir do Aeroporto de Lisboa, sobre os cancelamentos de voos da TAP, no Verão.

 

 

 



Comentários

pub