Águas do Algarve sensibilizam crianças para consumo consciente

Mais de 600 alunos já participaram nas atividades

A Águas do Algarve está, através do Projeto Desafio da Água, a sensibilizar os mais jovens, de forma lúdica, para as questões relacionadas com a escassez de água. 

Atividades estimulantes, pedagógicas, com dicas e sugestões para poupar água fazem parte da atividade, desenvolvendo temáticas como tomar duche em vez de tomar banhos de imersão, fechar as torneiras quando não se usa a água, diminuir o volume de descargas dos depósitos de autoclismos, usar máquinas de lavar roupa e louça com carga máxima e programas curtos, regar o jardim ao final da tarde para
evitar desperdícios a nível de evaporação, lavar o automóvel com um balde e pano, em vez de usar uma mangueira de água corrente, regar as plantas de manhã cedo ou ao final do dia, e reaproveitar a água de lavagem de legumes.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se a organização de um torneio entre escolas, um dia de atividades lúdicas, website com fichas educativas, concursos de redes sociais, um jogo educativo “Quanta Água Poupo”, uma peça de teatro infantil “À Tona de Água” que se encontra a decorrer nos 16 municípios da região. Neste momento decorre um roadshow escolar.

Ao longo de um dia, em casa e na escola, as crianças são desafiadas a escolher os comportamentos corretos face ao consumo de água nas suas diferentes atividades quotidianas através de pequenas peças que refletem opções mais ou menos sustentáveis.

A Águas do Algarve pretende com este roadshow «que as crianças se apercebam que quando estão nos seus quotidianos podem optar por ter  comportamentos mais sustentáveis, como fechar a torneira enquanto escovam os dentes em vez de a deixarem aberta ou, ainda, como lavar as mãos de forma mais eficiente possível».

No final, a Bibliotecária Maria Esquecida conta uma história sobre a importância da água aos alunos em que são relembradas diversas dicas de poupança de água.

Apenas no Roadshow, participaram 29 escolas de 16 concelhos algarvios que receberam a presença do projeto de responsabilidade social e ambiental da Águas do Algarve, “Desafio da Água”.

Mais de 600 alunos participaram nesta atividade lúdico- pedagógica de consciencialização da pegada hídrica.

Ao longo de todo o projeto mais de 10 mil consumidores foram já contactados no âmbito desta temática.



 

Comentários

pub