Primeiro troço da terceira circular de Faro já está inaugurado

Obra total tem o custo estimado de 16 milhões

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

O primeiro troço da terceira circular de Faro, que inclui a requalificação da Avenida 25 de Abril e a criação de uma nova rotunda junto à Estrada da Penha, foi inaugurado esta sexta-feira, 28 de Outubro, e teve o custo de cerca de 1 milhão de euros. 

Devido à localização, junto ao campus da Penha, a rotunda recebeu o nome de “Universidade do Algarve”.

Trata-se de um dos troços da empreitada total da 3.ª circular, que vai ligar a rotunda da pista de atletismo às Pontes de Marchil, na entrada de Faro, e que tem um custo total previsto de 16 milhões de euros, 3,2 quilómetros de extensão e que deverá estar concluída nos próximos cinco anos.

«Na Rotunda de Marchil, o projeto de execução também está concluído, falta-nos apenas o parecer de uma entidade. Gostaríamos de, nos próximos anos, ter já concurso para execução dessa obra», frisou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, durante a inauguração do primeiro troço desta empreitada.

«É uma obra que dará uma nova capacidade de mobilidade a toda a cidade e irá permitir, no futuro, chegarmos à rotunda a norte da pista de atletismo sem entrar na cidade. Ou até utilizarmos esta mesma via para entrar na cidade da melhor forma possível», continuou.

 

 

Em relação ao troço da Rotunda de Marchil, a área de intervenção é de 8.300 metros quadrados, o custo estimado é de 2,3 milhões de euros e a previsão de execução está apontada para 2023/2024.

Já a intervenção no troço do Sítio da Má Vontade e Pontes de Marchil terá a extensão de pouco mais de um quilómetro, o custo estimado é de 4, 3 milhões de euros e a previsão de execução é apontada para 2025/2026. Aqui, um dos troços será executado em solo rústico e o outro em solo urbano. «A aquisição dos terrenos far-se-á no âmbito das unidades de execução através das cedências das operações de reparcelamento».

Na Avenida Mário Lyster Franco, o troço a executar terá 530 metros, a empreitada custará cerca de 2,3 milhões, devendo estar pronta em 2023/2024.

Por fim, o troço do Plano de Urbanização da Penha, com uma extensão de 650 metros, tem um custo estimado de 3 milhões e previsão de execução para 2025/2026.

 

Troço Av. 25 de Abril

 

Aos jornalistas, Rogério Bacalhau frisou que a expansão da cidade de Faro só é possível, atualmente, para norte, e é isso que está a ser feito.

«Há 28 anos, em 1994, quando abri a Pinheiro e Rosa, a escola ficava nos subúrbios da cidade, não tinha sequer estrada alcatroada. Mas a cidade cresceu e hoje só pode crescer para norte e nós, de alguma forma, estamos a ajudar a esse crescimento com a construção desta 3.ª circular que vai ordenar tudo aquilo que está ao lado e criar acessibilidades», frisou o autarca farense.

«Mais cinco anos e, provavelmente, poderemos ter a 3.ª Circular terminada, o que vai ser muito positivo para a mobilidade do concelho, para quem precisa de entrar ou sair da cidade e, acima de tudo, para quem vem viver e para as atividades que se vão estabelecer nesta zona», continuou.

Quanto aos «100 lugares de estacionamento irregulares» que a requalificação da Avenida 25 de Abril eliminou, Rogério Bacalhau diz ter consciência das queixas, mas frisa que «não podemos deixar de dinamizar a cidade por causa disso».

«Há sempre outras opções de estacionamento, não ficam é tão perto de casa», admitiu. Ainda assim, com esta requalificação, a Avenida em causa passa a ter, segundo o edil, mais 26 lugares de estacionamento «regulares».

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação



Comentários

pub