Isilda Gomes já é a nova presidente da Comissão de Recursos Naturais do Comité das Regiões

Isilda Gomes integra o Comité das Regiões desde 2020, presidindo igualmente à delegação portuguesa deste órgão comunitário

A autarca Isilda Gomes (Portimão) tomou posse, esta quarta-feira, 5 de Outubro, como presidente da Comissão de Recursos Naturais (NAT) do Comité das Regiões, a assembleia consultiva dos representantes locais e regionais da União Europeia. É a primeira mulher a ocupar o cargo.

Eleita em junho passado, Isilda Gomes substitui o dinamarquês Peter Schmidt, há 14 anos no cargo, tornando-se, assim, na primeira mulher a exercer estas funções, o que acontecerá nos próximos dois anos e meio, até ao final do presente mandato quinquenal do Comité das Regiões.

Ao manifestar-se «orgulhosa e honrada» pela eleição, a presidente da Câmara de Portimão realçou, em declarações à comunicação social, a importância de haver uma maior resiliência e sustentabilidade perante as diversas crises do momento.

A autarca também considerou que as regiões e os municípios podem fazer a diferença na construção de uma Europa melhor e mais inclusiva, pois a Comissão NAT reúne condições para desempenhar um papel decisivo na resposta aos grandes desafios do futuro, como são o desenvolvimento rural, a agricultura e os sistemas alimentares resilientes, a saúde e a proteção civil, bem como o turismo sustentável, sem esquecer as alterações climáticas.

Isilda Gomes integra o Comité das Regiões desde 2020, presidindo igualmente à delegação portuguesa deste órgão comunitário, responsável pelas políticas dirigidas às regiões e aos municípios.

A Comissão NAT reúne mais de uma centena de presidentes de câmara ou de região e membros de assembleias municipais ou regionais, ocupando-se de uma grande variedade de temas relacionados com o desenvolvimento rural, a saúde, a agricultura, a silvicultura, as pescas, a proteção civil, a defesa do consumidor e o turismo.

A agenda rural para a Europa e a saúde pública são os temas centrais do atual mandato da comissão, bem como da prioridade política do Comité das Regiões, sob o lema “Construir comunidades resilientes”.

 



Comentários

pub