Dia Mundial para a Igualdade celebrado em Loulé com atividades para todos

Atividades decorrem até ao final do mês

Loulé vai celebrar o Dia Municipal para a Igualdade com atividades até ao final do mês que vão desde a arte ao desporto, passando pelas tertúlias.

As atividades pretendem envolver a comunidade e promover junto dos cidadãos os valores da igualdade, inclusão e participação.

“Caminhar e Pedalar pela Igualdade – II Encontro” é o desafio lançado no domingo, dia 23 de Outubro, domingo. A caminhada conta com um percurso de 7,5 Km, com início às 10h00, e o passeio de BTT de 28,7 Km, às 9h30, com início e términos na Cerca do Convento, em Loulé. As inscrições decorrem junto aos serviços de secretariado, no próprio dia, a partir das 9h00.

No dia 24, às 18h00, acontece a tertúlia “Igualdade de Género!?” no Palácio Gama Lobo participação da atriz louletana Marlene Barreto, a Conselheira Externa para a Igualdade professora Helena Silva Gomes e a jornalista Marinela Malveiro, que irá moderar.

A mesma temática estará em destaque na ação teatral que decorre no Mercado Municipal. No dia 24 a sessão é dirigida aos trabalhadores e às trabalhadoras do Município, enquanto que no dia 29 de Outubro está aberta ao público em geral.

Junto da comunidade escolar, nestes dias, acontece a atividade “Igualdade…vamos conversar?”, numa iniciativa direcionada aos alunos do 10º ao 12º ano de escolaridade do concelho de Loulé, que visa promover a discussão sobre a temática da igualdade de género.

Além disso, no âmbito da iniciativa nacional proposta pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, acontece a intervenção de arte urbana “Vamos diminuir os degraus da desigualdade!”.

Esta iniciativa será visível no Monumento Eng.º Duarte Pacheco e no Convento Espírito Santo, permitindo assim assinalar a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens.

Loulé celebrou um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que prevê a elaboração do Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação.

«O objetivo é promover, executar, monitorizar e avaliar a implementação de medidas e ações, que concorrem para a territorialização da Estratégica Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018- 2030 “Portugal + Igual», realça a autarquia em nota.



Comentários

pub