Deputados do PSD rejeitam reunião sobre Hospital Central devido às eleições no PS/Algarve

Para uma plataforma de «eventuais entendimentos de base regional», o PSD quer que também sejam incluídos outros temas

O PSD/Algarve e os deputados sociais-democratas eleitos pela região não se querem reunir nesta altura com o PS, que os desafiou para uma reunião, uma vez que há «eleições internas» nos socialistas algarvios daqui a duas semanas. 

Na semana passada, os deputados do PS, eleitos pelo Algarve, lançaram o desafio ao PSD, propondo uma reunião com vista à construção de uma «base comum de inequívoco apoio ao avanço nesta legislatura» do novo Hospital Central e Universitário do Algarve no Parque das Cidades.

A resposta do PSD veio agora, em forma de comunicado enviado às redações.

Os sociais-democratas dizem entender «genericamente» a iniciativa do PS Algarve «como útil», realçando o «firme, duradouro e estável propósito» do PSD «de dotar a região com um novo hospital central e a sua censura por o processo se encontrar ainda na estaca zero e não conhecer avanços na proposta de Orçamento de Estado relativo a 2023».

«Não há nada, como não houve nos últimos anos, que impeça, estorve ou obstaculize o avanço da infraestrutura, muito menos a posição do PSD – partido que não tem tido responsabilidades governativas», justificam os sociais-democratas.

Só que, para essa plataforma de «eventuais entendimentos de base regional», o PSD quer que também sejam incluídos outros temas, como «o cumprimento da lei em vigor que estabelece uma redução acentuada das portagens, a requalificação da EN125, o combate à seca, entre outros dossiers fundamentais para a região no decurso desta legislatura».

Além disso, a justificação do PSD para recusar agora esta reunião deve-se «às eleições internas que decorrem daqui a duas semanas no PS Algarve – e que já motivaram a apresentação de duas candidaturas»: Luís Graça, deputado e atual presidente, e Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

Por isso, dizem os sociais-democratas, «seria extemporâneo firmar qualquer espécie de entendimento que posteriormente fosse colocado em causa por uma hipotética nova liderança, pelo que será prudente aguardar por esse desfecho».

 



Comentários

pub