Deputados do PS querem reunião com PSD para garantir avanço do Hospital Central

«Hospital Central e Universitário do Algarve é um equipamento sobre o qual sempre existiu um largo consenso regional», dizem os deputados algarvios do PS

Os deputados do PS eleitos pelo Algarve propuseram esta terça-feira, 18 de Outubro, aos parlamentares do PSD eleitos por este círculo eleitoral a realização de uma reunião, esta semana, com vista à construção de uma «base comum de inequívoco apoio ao avanço nesta legislatura» do novo Hospital Central e Universitário do Algarve no Parque das Cidades.

Numa carta aberta enviada aos deputados social-democratas algarvios, Jamila Madeira, Luís Graça, Francisco Oliveira, Jorge Botelho e Isabel Guerreiro começam por recordar que «a construção do novo Hospital Central e Universitário do Algarve é um equipamento sobre o qual sempre existiu um largo consenso regional».

Os deputados socialistas assinalam que, «desde pelo menos 2005», todas as forças políticas na região «defendem e exigem este equipamento de saúde», assumindo que «a sua localização respeitará o acordo alcançado entre os municípios de Faro e Loulé, que disponibilizaram gratuitamente ao Estado um terreno no Parque das Cidades», o que contraria o desejo expresso há semanas por José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira (PSD), que quer a construção do hospital no seu concelho.

«O Partido Socialista e o Partido Social Democrata têm posicionamentos diferentes sobre múltiplos aspetos sociais e económicos, mas sobre o Hospital Central e Universitário do Algarve sempre mantiveram uma importante convergência política», afirmam os parlamentares do PS, apontando os aspetos dessa convergência, designadamente, «sobre a sua necessidade», assim como «sobre a sua localização».

Os deputados algarvios recordam que «o Governo colocou a construção do novo Hospital Central do Algarve no seu programa», tendo também já aprovado, no Conselho de Ministros do passado dia 29 de Setembro, «uma resolução para a abertura de uma Parceria Pública Privada para a sua construção».

«Simultaneamente, no PSD Algarve, assistiu-se a um conjunto de declarações inconciliáveis», referem os socialistas, que fazem notar que, «se por um lado o presidente do PSD Algarve lamentava o tempo perdido, do outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira afirmava desejar o novo hospital construído no seu concelho».

«Sem querer imiscuir-me no detalhe partidário de quem representa quem, que apenas diz respeito aos militantes do PSD Algarve, não posso deixar de considerar perigoso que, no momento em que o Governo decide avançar com o processo do novo Hospital Central Universitário do Algarve, se inicie no PSD Algarve uma discussão sobre a sua localização», afirma, na missiva, o deputado e presidente da Federação do PS do Algarve Luís Graça.

O parlamentar do PS lembra ainda que ambos os partidos assumiram, nas últimas eleições legislativas de 30 de Janeiro, «o avanço do Hospital Central e Universitário do Algarve nos respectivos compromissos eleitorais com os algarvios».

«Deixemos as dúvidas para a localização do novo Aeroporto de Lisboa. Nós, no Algarve, queremos e sabemos onde construir o novo Hospital Central e Universitário do Algarve», sublinha o deputado na carta aos eleitos do PSD.

Manifestando-se «absolutamente convicto de que o que precisamos agora é de compromisso e convergência», Luís Graça propõe assim «a realização de uma reunião durante esta semana entre os deputados do Partido Socialista e do Partido Social Democrata eleitos pelo Algarve», para que possa ser construída «uma base comum de inequívoco apoio ao avanço nesta legislatura do nosso novo hospital».

 



Comentários

pub