Cinema Documental e de Ensaio vai a Alte com “Memórias e etnografia do Algarve”

Esta sexta-feira 14 de Outubro, às 21h00

A 3ª sessão Mostra de Cinema Documental e de Ensaio “Memórias e Etnografia do Algarve” vai ser apresentada esta sexta-feira, 14 de Outubro, às 21h00, no Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte.

Em exibição vão estar os filmes “Maria Belchior”, da autoria de Jorge Graça, e “Tudo vai dar em cantigas – Os Velhos da Torre”, da autoria de Adão Contreiras e Helder Raimundo.

“Maria Belchior” irá abordar a história de uma idosa de longa idade, que persiste sozinha na sua rotina diária, na lida da casa. De acordo com a Câmara Municipal de Loulé, este vídeo recebeu, em 2010, uma menção honrosa, no Prémio Micro Filmes para Macro Causas.

Já “Tudo vai dar em cantigas – Os Velhos da Torre” é uma longa-metragem sobre aspetos da vida do casal conhecido como Os Velhos da Torre, da freguesia de Alte, com um relato visual e sonoro do cancioneiro tradicional do Algarve, e não só, cantado pelos dois durante as fainas agrícolas e a vida doméstica. Imagens capturadas dentro do conceito de cinema verdade.

A sessão tem entrada gratuita e conta com a presença dos autores dos filmes: Adolfo Pinto Contreiras, Adão Contreiras, Jorge Graça, António Clareza e Helder Raimundo.

Esta Mostra de Cinema Documental e de Ensaio, promovida pela Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras, em parceria com a Casa da Cultura de Loulé e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, e apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, decorre durante o mês de Outubro.

A iniciativa pretende «divulgar filmografia de caráter etnográfico e documental, de autores amadores ou semiprofissionais que documentam o Algarve nas suas diversas facetas sociais e culturais. A partir deste projeto inicial, a Associação pretende constituir um espólio fílmico com vista à criação de um Centro de Documentação de Cinema Etnográfico no sul do país, em formato digital».

 



Comentários

pub