Centro Qualifica do Barlavento abre processo de reconhecimento e validação de competências

Destinado a habitantes dos concelhos de Lagos, Portimão e Silves

Os habitantes de Lagos, Portimão e Silves interessados em validar, certificar e ver reconhecidas as suas competências escolares, já o podem fazer no Centro Qualifica do Barlavento do Instituto do Emprego e Formação profissional (IEFP).

O Qualifica do Centro de Formação Profissional do Barlavento abriu inscrições para realização do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares e Profissionais (RVCC) nestes três concelhos, com o objetivo de «aumentar o nível de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos, reduzir significativamente as taxas de analfabetismo».

A medida «destina-se a adultos que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação, ou que procurem melhorar a sua situação face ao emprego», segundo o IEFP.

Os processos de certificação incidem nas vertentes RVCC Escolar e RVCC Profissional. Ao nível escolar permite a conclusão do 6ºano, 9ºano ou 12ºano.

Ao nível profissional é possível as seguintes profissões: Agente em Geriatria; Cozinheiro; Cabeleireiro; Técnico de Ação Educativa; Animador/a Sociocultural; Técnico Comercial; Técnico/a de Jardinagem; Técnico/a Auxiliar de Saúde; Técnico/a de Informática; Técnico/a de Juventude; Técnico Administrativo; Técnico de contabilidade; entre outras, que permitem obter uma certificação profissional.

O processo é financiado pelo Acelerador Qualifica, incentivo (1,25 do IAS, montante de 544 euros) atribuído aos candidatos que reúnam condições de elegibilidade, através da conclusão de uma qualificação escolar ou profissional em processo (RVCC).

 



Comentários

pub