Associação de Futebol do Algarve acolheu 19º Fórum de Arbitragem

A questão do recrutamento e de novos árbitros e da retenção destes «para o futuro continua a ser um assunto que preocupa os responsáveis da arbitragem distrital, independentemente da sua dimensão»

A 19ª edição do Fórum de Arbitragem, organizado todos os semestres pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), trouxe este fim de semana, 22 e 23 de Outubro, até à Associação de Futebol do Algarve (AFA) a discussão dos temas mais prementes da arbitragem portuguesa.

Pela primeira vez no Algarve, a iniciativa do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF voltou a juntar os responsáveis de todos os CA distritais.

A questão do recrutamento e de novos árbitros e da retenção destes «para o futuro continua a ser um assunto que preocupa os responsáveis da arbitragem distrital, independentemente da sua dimensão», diz a AFA.

Durante os dois dias de discussão falou-se de arbitragem no feminino, de futebol e futsal, mas também da Academia de Arbitragem, do plano de formação contínua dos árbitros e da plataforma Score-centro de treino.

No último dia, o presidente do CA da FPF José Fontelas Gomes respondeu às diversas dúvidas dos participantes, no âmbito da relação entre o CA nacional e os CA das ADR.

Foi ainda anunciada a criação do curso de nível 1 para o futsal e a criação do CORE nacional feminino.

Além disso, foi abordado o plano estratégico da FPF para 2030. A ideia principal é que a FPF seja um formador de excelência nas diversas áreas, o que será igualmente aplicado no setor da arbitragem. Este plano será apresentado em pormenor num futuro muito próximo a todos os CA distritais e regionais, de forma a ser rapidamente implementado.

Durante o evento, o CA da AFA aproveitou a ocasião para homenagear o antigo árbitro e reconhecido agente de arbitragem algarvio José Filipe pelos seus 50 anos de dedicação à arbitragem.

A cerimónia de abertura contou com as intervenções de José Fontelas Gomes, Vítor Filipe, em representação do presidente da Câmara de Faro, Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Reinaldo Teixeira, presidente da Direção da AFA, e Sérgio Piscarreta, presidente do CA da AFA.

No encerramento, além de José Fontelas Gomes, Reinaldo Teixeira e Sérgio Piscarreta, discursaram José Alberto Ferreira, diretor da FPF, Bernardino Pedroto, vice-presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, e Nuno Silva, diretor da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol.

A mais recente edição do Fórum de Arbitragem teve lugar no Auditório da Sede da AFA, com organização do Conselho de Arbitragem da FPF e do CA da AFA. Como é tradição, foi desde já atribuída a organização da próxima edição do Fórum de Arbitragem, que ocorrerá com organização da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

 



Comentários

pub