Alunos da Secundária João de Deus fazem estágios profissionais em Sevilha

Até 19 de Outubro

Oito alunos de cursos profissionais da Escola Secundária João de Deus, em Faro, estão a realizar estágios profissionais de cinco semanas em entidades e empresas de Sevilha, no âmbito do projeto Erasmus+, Profissionais do século XXI: Uma Aventura pela Europa V, inserido no programa, “KA1 – Projeto de Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem”.

Ricardo (18 anos), Diogo Silva (18 anos), Bruno Nascimento (19 anos), Beatriz Graça (18 anos), Marta Assunção (19 anos), Catalina Tincul (21 anos) e Sónia Martins (18 anos) vão estar na capital andaluz até 19 de Outubro.

A sua formação profissional é em Multimédia, Fotografia e Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

A oportunidade de que os jovens farenses vão usufruir «resultou de candidaturas ao projeto de mobilidade nos domínios da educação, da formação e da juventude e estão sob a coordenação da professora Maria João Seruca em Portugal e da professora Carmen Manrique Domingo em Sevilha».

Integram este grupo dois alunos surdos e a intérprete de Língua Gestual portuguesa Inês Teixeira.

Na sua estadia em Sevilha, «estes alunos terão a possibilidade de desenvolver competências técnicas, relacionais e organizacionais que só a formação em contexto de trabalho permite», descreve o Agrupamento de Escolas João de Deus.

Por outro lado, a experiência num país estrangeiro «vem exigir do aluno o desenvolvimento de outras competências, como o aperfeiçoamento da língua inglesa e, neste caso, a aprendizagem da língua espanhola e o reconhecimento da diversidade cultural e multicultural».

Ao longo dos últimos anos a Escola Secundária João de Deus «tem recebido e enviado regularmente alunos, no âmbito do programa europeu Erasmus+, “KA1 – Projeto de Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem”, que financia todas as despesas dos alunos».

«Este projeto tem como objetivo facilitar a inserção no mercado de trabalho aos alunos dos cursos profissionais e promover a transparência de qualificações. As experiências anteriores permitiram enviar alunos para países como Itália, Polónia e Bélgica», acrescenta.

 



Comentários

pub