Oficinas de teatro do JAT regressam a Faro

As oficinas contam com o apoio do Município de Faro, do Gimnásio Clube de Faro e a Fundação GDA

Duas oficinas de teatro, promovidas pelo Colectivo JAT, arrancam no próximo mês de Outubro, no Gimásio Clube de Faro. 

A Oficina de Formação de Atores terá lugar todas as segundas-feiras entre as 19h15 e 21h15 e a oficina de Teatro Físico, todas as sextas-feiras das 18h30 às 21h30.

As oficinas são destinadas a todas as pessoas, com ou sem experiência e foram desenhadas, não só para quem quer investigar ou explorar uma carreira de teatro e de interpretação, mas também para todos aqueles que querem aumentar as suas capacidades artísticas, expressivas e criativas.

Os formadores são Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, atores e especialistas em teatro físico, diretores artísticos do JAT – Janela Aberta Teatro, que contam vários anos como formadores em artes do espetáculo, em Portugal e internacionalmente.

Sobre os conteúdos, a oficina de “Formação de Atores” divide-se em três fases: “A Técnica e Improvisação”, que aborda várias componentes teatrais, tais como o texto, voz, respiração, canto, expressão corporal, presença, espaço, entre outras disciplinas e ferramentas, com o intuito de dotar o grupo de linguagem cénica.

A pesquisa e criação, que explora múltiplas vias de abordar o processo criativo, o despertar da imaginação, a expressão artística e a criação de personagem.

A fase de construção de espetáculo, apresentado ao público no final da oficina no qual os integrantes participarão no processo criativo nas áreas de interpretação, dramaturgia, cenografia, figurinos e/ou música, com apoio e encenação dos formadores.

No caso da Oficina de Teatro Físico, esta formação visa introduzir as ferramentas e princípios fundamentais do Teatro Físico através de muitas e variadas disciplinas e linguagens, de diversas origens e culturas, mas com uma base e natureza comuns, que permitem desenvolver um artista e um ser humano mais completo. As vertentes transversais são a pré-expressão, expressão, interpretação e criação.

Os conteúdos abordados serão Mimo Cénico, Método Suzuki, Movimento, Pantomima, Máscara Neutra, Máscara Expressiva, Viewpoints, Clown, Commedia dell’Arte, Interpretação, Voz, Treino, Improvisação e Criação, bem como as metodologias e filosofias de relevantes visionários do Teatro do século XX como Étienne Decroux, Marcel Marceau, Jacques Lecoq, Tadashi Suzuki, entre outras.

As mostras finais das oficinas de teatro do JAT são já um momento cultural de relevado interesse, tendo existido nas edições anteriores muita procura, com todas as sessões esgotadas, sendo que em alguns casos, foram apresentadas novamente noutros palcos.

As oficinas contam com o apoio do Município de Faro, do Gimnásio Clube de Faro e a Fundação GDA.

As inscrições podem ser feitas para o e-mail: [email protected].

Comentários

pub