Maria do Vale Cartaxo apresenta livro “Crónicas dum naufrágio anunciado” em Portimão

A 16 de Setembro na Biblioteca Municipal

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O livro “Crónicas dum naufrágio anunciado”, de Maria do Vale Cartaxo, vai ser apresentado no dia 16 de Setembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. 

A obra será apresentada Daniel Cartucho, Elisabete Rodrigues e Dora Pereira.

Segundo a sinopse da obra, «o naufrágio anunciado é o de uma velha casa de família – uma jangada de pedra e cal – que vai ser demolida para dar lugar a um prédio de muitos andares (metáfora do Algarve atual, em que a sua paisagem e alma são sacrificadas ao altar venal do turismo). De veraneio na velha casa, pela última vez, estão um adolescente (a tentar compreender-se e ao mundo que é o seu), a sua mãe (cujo casamento se afunda) e a avó (que nasceu naquela casa, que ama, e teme naufragar com ela)».

Maria do Vale Cartaxo, nascida em Portimão, já deu a volta ao mundo a navegar. De mota, percorreu com o marido, Christopher Gosden, milhares de quilómetros desde Singapura, através da Malásia e da Tailândia, até ao Laos e Camboja, a que seguiu uma viagem em autocaravana desde o Canadá ao Chile, cruzando a Argentina e fixando-se no Brasil.

Depois deste percurso de vida, regressou à sua terra, passando a residir perto de Alvor. Maria do Vale Cartaxo foi a primeira a receber o Prémio Manuel Teixeira Gomes, instituído em 1999 pela Câmara de Portimão, com o conto “A viagem”, o mesmo sucedendo em 2002 com a novela “O legado de Mrs. Baker” e, em 2006, com o conto “O sétimo dia”.

Publicou ainda os romances “Três diários de bordo em rota de naufrágio” (2003) e “O dia não” (2008).

 



Comentários

pub