Loulé capacita funcionários para objetivos de desenvolvimento sustentável

Ação de capacitação aconteceu no passado dia 20

Os dirigentes e técnicos municipais participaram no passado dia 22 de Setembro numa ação de capacitação no âmbito da participação do Município de Loulé no ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que se realizou no Auditório do Convento do Espírito Santo. 

Através desta iniciativa o Município quis promover os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável plasmados neste projeto e as boas práticas associadas como sensibilizar os participantes para esta matéria premente nomeadamente para a importância da Agenda 2030, envolvendo todos nos desafios que se colocam e convocando os colaboradores da Câmara Municipal para o cumprimento das metas.

De acordo com a autarquia, o momento de capacitação constituiu ainda uma oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido pelo Município neste âmbito.

Em nota, a Câmara de Loulé explica que o ODSlocal visa estimular um movimento de sustentabilidade local amplo e aberto, com fortes efeitos multiplicadores, que dê destaque aos atores locais e às suas iniciativas e que promova a criação de uma extensa comunidade de agentes de mudança comprometidos com esta agenda global.

A Plataforma ODSlocal apoia-se num portal online que permite visualizar, monitorizar e mapear os contributos e os progressos de cada município em relação aos ODS, com um rigoroso controlo de qualidade da informação e um intenso envolvimento de atores e respetiva capacitação, a par de uma forte aposta numa estratégia de comunicação.

 

 

O mapeamento engloba práticas inovadoras e sustentáveis promovidas por iniciativas localizadas no Município que contribuam diretamente para a concretização dos ODS ao nível local, pode incluir ainda projetos de organizações não-governamentais, de empresas e boas práticas municipais.

Esta ação de capacitação foi realizada por David Avelar e Pedro Garrett da empresa 2ADAPT, start-up colaboradora deste projeto, coordenado pelo Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com o OBSERVA do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e do MARE da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O Município de Loulé recorda ainda que em dezembro de 2018 fez parte de um grupo de oito municípios portugueses convidados a participar na fase piloto do projeto ODSlocal, sendo que atualmente integram o projeto mais de 60 municípios nacionais.

Já no passado dia 11 de Julho, o autarca Vítor Aleixo foi eleito presidente da Mesa da Secção de Municípios Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

 



Comentários

pub