Limpeza das algas já começou na Praia do Carvoeiro

Mais difícil será fazer a limpeza da praia de Vale Centeanes, onde as máquinas não chegam

Trabalhos de limpeza em Carvoeiro – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

As centenas de metros cúbicos de algas castanhas que o temporal do início da semana depositou no areal da Praia do Carvoeiro já estão a ser retiradas, desde esta manhã, numa operação da Câmara Municipal de Lagoa.

Os trabalhos estão a ser feitos por uma máquina escavadora com lagartas, de modo a poder deslocar-se sobre a areia da praia, que recolhe as algas e as deposita num dumper, que depois as transporta até à praça, onde são recolhidas por uma segunda máquina escavadora, que as coloca nos dois camiões do Município.

Uma operação com alguma complexidade, que, segundo o vereador Mário Guerreiro, responsável pelo pelouro do Ambiente, se vai prolongar ao longo de todo o dia e poderá mesmo continuar amanhã.

«Já tínhamos feito ontem uma avaliação prévia da quantidade de algas depositadas na praia, mas só agora, quando começámos a removê-las é que estamos a ter a noção completa. Temos aqui uns dois dias de trabalho…ou mais», explicou.

 

Trabalhos de limpeza em Carvoeiro – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Os camiões estão a transportar esta matéria, de forma «provisória», para o parque onde costumam ter lugar as feiras mensais, junto à Fatacil, em Lagoa.

«Estamos a espalhar as algas, para que sequem um pouco e percam peso». O destino final poderá ser a Algar, a empresa responsável pelo tratamento de resíduos na região (uma solução muito cara, dado o volume de matéria a transportar), ou, muito provavelmente, um agricultor que usará as algas para criar fertilizante, uma solução que já foi utilizada quando, em Junho, o mesmo fenómeno natural atingiu as praias de Lagos.

Mais difícil será resolver a situação em Vale Centeanes, onde não é possível fazer chegar as máquinas. Nesta praia, como o Sul Informação constatou no local, o areal está completamente coberto pelas macroalgas, não sendo possível sequer apanhar banhos de sol.

Além disso, vê-se que, à beira mar, há muita quantidade de algas, que o mar ainda poderá depositar no areal ao longo dos próximos dias.

 

Vale Centeanes, com o areal tapado de algas – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

O vereador Mário Guerreiro disse ao nosso jornal que o fenómeno também afetou, embora em menor escala, as praias dos Caneiros e do Pintadinho, no litoral de Lagoa.

«Nos Caneiros, o próprio concessionário da praia limpou tudo, porque não era uma quantidade muito grande».

Entretanto, numa altura em que ainda há muitos turistas no litoral do concelho de Lagoa, a operação de limpeza das algas na praia do Carvoeiro acabou por tornar-se uma atração.

Toda as movimentações das máquinas são acompanhadas por dezenas e dezenas de mirones, alguns deles potenciais banhistas apanhados de surpresa pela interdição da praia, onde, desde ontem, está hasteada a bandeira vermelha…isto, apesar de o mar, que se vê para lá da montanha de algas sobre a areia, estar calmo e com ar convidativo…

 

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub