Grupo Folclórico de Faro leva o Algarve à Argentina…e ao Uruguai

Programa inclui espetáculos,entrevistas para a rádio, palestra sobre o traje algarvio, workshops de música e dança e convívios com outros grupos

O Grupo Folclórico de Faro é o primeiro grupo português a visitar a Argentina, entre 3 e 12 de Setembro. Trata-se de uma visita que é aguardada com expectativa pelas comunidades portuguesas, nomeadamente pelos muitos descendentes de algarvios que lá residem.

O convite veio da Casa de Portugal “Virgen de Fatima”, que acolherá o grupo algarvio nas suas instalações em Vila Ellisa, província de Buenos Aires, tendo como anfitrião o Grupo Etnográfico “Raízes de Portugal”.

Do intenso programa de atividades do Grupo Folclórico de Faro na Argentina, constam não só a realização de diversos espetáculos, como também entrevistas para a rádio, palestra sobre o traje algarvio, workshops de música e dança e convívios com os elementos dos cinco grupos de folclore de luso-descendentes existentes na Província de Buenos Aires.

Dado o interesse cultural desta visita, o Grupo Folclórico de Faro será recebido na Câmara Municipal de La Plata e na residência do Embaixador de Portugal em Buenos Aires.

Um saltinho ao Uruguai

Além das diversas visitas turísticas e culturais que serão proporcionadas aos elementos do Grupo, está também prevista a travessia do rio mais largo do mundo (Rio de La Plata) de Buenos Aires para Colónia del Sacramento, no Uruguai.

Será a oportunidade de dançar ainda noutro país, com um espetáculo na Praça Central da cidade de Colónia del Sacramento. E também conhecer aquela cidade colonial que é Património da Humanidade, fundada pelos portugueses no século XVII, com visita guiada e receção oferecida pelas autoridades municipais e pela comunidade portuguesa do Uruguai.

Espetáculos descentralizados e concorridos

Serão quatro os espetáculos principais do Grupo Folclórico de Faro, durante a sua estadia na Argentina. «Alguns deles já têm lotação esgotada, tal é o interesse suscitado nas comunidades portuguesas», salientam os responsáveis pelo grupo.

O programa de espetáculos do Grupo é o seguinte:
Domingo, 4/9 – 13h – Casa de Portugal “Virgen de Fátima” – Villa Elisa
Terça, 6/9 – 21h – Teatro Coliseo Podestá – La Plata
Sábado, 10/9 – 15h – Praça de Colónia del Sacramento – Uruguai
Domingo, 11/9 – 17h – Teatro Multiescena – Buenos Aires

O primeiro espetáculo, na Casa de Portugal, insere-se no âmbito das comemorações do 21º aniversário do grupo anfitrião (Grupo Etográfico “Raízes de Portugal”), que também atuará, assim como o Ballet Redomón e o Duo Laura Pereira & Miguel Zeferino. Laura (semi-finalista do programa “Voice Kids”) e Miguel (guitarra e voz) são ambos elementos do Grupo Folclórico de Faro.

O espetáculo de Buenos Aires, que decorrerá num dos teatros da célebre Avenida Corrientes, contará com a participação dos “Alma Lusa”, um grupo musical que se dedica à divulgação do Fado na Argentina, e que terá como convidado Amabélio Pereira, que interpretará assim alguns fados em conjunto com aquele grupo.

O Grupo Folclórico de Faro é o mais antigo do Algarve e um dos mais antigos do país, sendo uma referência obrigatória no panorama do folclore algarvio.

Considerado como uma instituição da capital algarvia, o Grupo Folclórico de Faro foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Faro, a Medalha e o Diploma de Mérito pela União das Freguesias de Faro e o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro Municipal de Faro, pela realização do FolkFaro – Folclore Internacional Cidade de Faro.

No ano passado, o decano dos grupos de folclore do Algarve foi homenageado pelo Município de Faro com a inauguração de um conjunto escultórico intitulado “O Corridinho”, que assim perpetua o nome do Grupo numa das novas rotundas da cidade.

Embaixador da cidade, da região e do país, o Grupo Folclórico de Faro é presença assídua nos palcos do folclore do mundo, tendo vindo a participar em inúmeros festivais em: Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia, Rússia, Eslovénia, Bélgica e Polónia.

Esta deslocação do Grupo Folclórico de Faro à Argentina estava prevista para 2020, acabando por ser sucessivamente adiada devido à pandemia. Concretiza-se agora com uma delegação de 39 elementos, entre bailadores, tocadores e figurantes, aguardada com expectativa pelas Comunidades Portuguesas na Argentina.

Comentários

pub