Exposição “No fim da linha” comemora centenário da chegada do comboio a Lagos

Questão Repetida promove a sua quarta exposição fotográfica do Ciclo Trechos, para assinalar o centenário da chegada do comboio a Lagos e procurando alertar para a falta de mobilidade atual deste serviço público

A exposição de fotografia «No Fim da Linha», da autoria de Telma Veríssimo, poderá ser visitada até 31 de Dezembro no Anel Verde (em frente ao mini-golfe de Lagos).

Aliada às celebrações do “Centenário da Chegada do Comboio a Lagos”, a exposição, que se estreou noutro local da cidade, em Julho passado, aquando da feira concurso Arte Doce,  é um projeto fotográfico documental que refletie sobre as realidades divergentes da Estação de Lagos e zona envolvente, passados 100 anos da chegada do comboio. «A chegada das primeiras carruagens trouxe a promessa de desenvolvimento e prosperidade local, mas, agora, a Estação já não é a mesma», salienta a associação Questão Repetida, que pomove a mostra.

Telma Veríssimo nasceu em Faro e é fotógrafa profissional desde 1993. Formou-se em Fotografia na Escola Superior Artística do Porto em 1994 e regressou ao Algarve, onde colaborou regularmente com publicações regionais e nacionais, tais como Publico, Diário de Notícias, revista Casas de Portugal, Jornal do Algarve e jornal Barlavento, até 2006.

É formadora de Fotografia desde 1995 e, ao longo dos anos, tem colaborado como repórter fotográfica com diversas entidades algarvias: Associação In Loco, Municípios de Faro, Olhão e Castro Marim, Região de Turismo do Algarve, CCDR Algarve, Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique, ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve).

A par da atividade profissional tem desenvolvido projetos pessoais de carácter artístico e documental que deram origem a exposições. A preservação do ambiente e da cultura do Algarve tem sido uma preocupação transversal a estes trabalhos.

Em formato de livro, publicou “Sagres – O Começo”, editado pela Bons Ofícios – Associação Cultural, em 2010, e “Passeio Público – Jardins, Alamedas e Recantos Ajardinados do Algarve”, produzido pela Associação Cultural Música XXI, em 2007.

Entre 2016 e 2017, realizou o documentário fotográfico “Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento no Algarve”, o qual deu origem a uma exposição itinerante que passou por diversos locais, dos quais se destaca a Assembleia da República entre 7 e 14 de Junho de 2017. O projeto está publicado em livro e pode ser visitado online em www.viageminterior.pt.

 

O objetivo principal do ciclo Trechos, promovido pela associação Questão Repetida e no qual se integra esta mostra fotográfica de Tela Veríssimo, é, «através da fotografia como instrumento de reconstrução histórica e cultural, construir e simultaneamente recuperar uma memória, através do confronto de um passado de esperança e modernidade, à vulgarização e esquecimento», explica a associação.

«Com o projeto Trechos pretende-se analisar o impacto da chegada do comboio a uma zona extremamente isolada e rural e observar a transformação de um século. A linha do Algarve foi sempre tão importante para a região, mas, em simultâneo, tão esquecida dos interesses da população que serve, proporciona uma das mais bonitas viagens que se pode fazer pela região, longe das atrações turísticas e traça uma fronteira de um Algarve de profundos contrastes. O projeto propõe, por isso, ligar a linha do Algarve à sua população, particularmente à população de Lagos», salienta ainda a Questão Repetida.

O ciclo e respetivas exposições conta com os apoios da Direção-Geral das Artes, Município de Lagos, Infraestruturas de Portugal, Direção Regional de Cultura do Algarve e Região de Turismo do Algarve.

 



Comentários

pub