Empresários e investigadores lançam livro sobre Agricultura Halófita no Algarve

Edição bilingue em português/inglês

Os empresários e investigadores Ricardo Coelho, Mauro Hilário e Hugo Mariano juntaram-se para a elaboração do primeiro livro dedicado à produção halófita no Algarve, que será apresentado, entre 16 e 18 de Setembro, em Lagos, Portimão e Faro.

«Halo Farms – Agricultura Halófita» é uma edição bilingue em português/inglês que pretende alertar para as alterações na qualidade do solo provocadas pelo aumento da salinidade e erosão, bem como para a escassez de água doce, que diminuem parcialmente ou limitam totalmente as produções agrícolas convencionais.

A solução apresentada passa pela produção de vegetação autóctone que tolera ou exige a presença de sal para o seu desenvolvimento, tentando desta maneira atingir um desenvolvimento financeiro, social e ambiental em zonas não produtivas. A produção de salicórnia, muito usada agora na gastronomia, é um dos exemplos de produção.

Esta obra, prefaciada pelo jornalista Tony Melo e publicada pela Arandis Editora, contará com três apresentações neste fim-de-semana, que, mais do que meras apresentações de um livro, pretendem constituir «momentos de debate e de troca de ideias e um alerta para que as entidades competentes comecem desde já a preparar o futuro, sem dramatismos, mas com conhecimentos técnicos e científicos que alicercem as suas decisões».

As três apresentações estão agendadas para Lagos, Portimão e Faro:

Dia 16 de Setembro, às 21 horas, em Lagos, no Auditório Paços do Concelho Séc. XX, Câmara Municipal de Lagos
Dia 17 de Setembro, às 17h00, em Portimão, Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes
Dia 18 de Setembro, às 17h00, em Faro, na Travessa de Portugal, n.º 11 R/c

 

 



Comentários

pub