Concerto junta bandas amantes do cinema na Casa das Virtudes em Faro

O imaginário das bandas tem por base o cinema e a literatura

A Casa das Virtudes, em Faro, vai receber um concerto a 1 de Outubro, dia mundial da Música, às 20h00, que junta os italianos Spiritual Front, com os portugueses Dr. Frankenstein e ainda os luso-franceses La Chanson Noir.

Segundo os promotores do espetáculo, «o imaginário das bandas tem por base o cinema e a literatura. Marquês de Sade, Dante, Shakespeare, Pasolini, Fassbinder, João Pedro Rodrigues, Ingmar Bergman e Derek Jarman são exemplos de autores e cineastas com um peso enorme nas letras de Spiritual Front, tornando a sua música num objeto de estudo multidisciplinar»

No dia 30 de Setembro, como forma de assinalar o dia mundial da Música, terá lugar uma mesa redonda, em colaboração com a Universidade do Algarve e o Cineclube de Faro, onde se abordará a influência do cinema na música das três bandas em questão, com presença de músicos das bandas presentes no concerto.

O bilhete para este concerto custa 12 euros, podendo ser adquirido na plataforma BOL, FNAC , CTT , WORTEN e El Corte Ingles, assim como à entrada no local do concerto.

Quem são as bandas?

La Chanson Noire nasceu em 2007, sendo um projeto da autoria de Carlos Monteiro a.k.a.Charles Sangnoir.

Quebrando a sonoridade a que estamos habituados no panorama musical português, La Chanson Noire mostra-nos o lado mais negro da Música Popular Portuguesa, aliando músicas cantadas em português, inglês ou francês, com sonoridades tradicionais portuguesas e remisturas mais arrojadas.

À influência musical de nomes portugueses irreverentes, como António Variações, Jorge Palma ou Mão Morta, alia-se a traços do gótico anglo-saxónico e a um leque sonoro variado, para criar uma música negra e fora do comum, com letras inusitadas e, por isso mesmo, muitíssimo interessantes.

Dr. Frankenstein é uma banda portuguesa de surf rock, formada em 1994. O nome da banda surgiu”por causa do seu amor pelos filmes de série B e pela cultura trash americana”.

Têm as suas raízes musicais no rock n’roll dos The Cramps, nos primeiros anos de R&B dos The Rolling Stones e nos Rough Rockin’ Instrumentals do final dos anos 50/60. No seu currículo registam já um EP e cinco álbuns.

Spiritual Front são uma banda de neofolk oriunda de Roma. Os membros da banda descrevem a sua música como “pop suicida niilista”, com elementos de música neoclássica e rock, folk melancólico e tango que se mostram predominantes, juntamente com uma sensação experimental recorrente.

De um folk sombrio e lamentoso no início, o som começou a transformar-se e a crescer, sendo atualmente comparado ao trabalho de Nick Cave, Swans e Scott Walker, por exemplo.

O trabalho do grupo foi descrito como cruzando uma grande variedade de géneros, estilos musicais e tradições, e a própria banda é considerada única entre as cenas neofolk e pós-industrial modernas na Europa. A ingenuidade e a construtividade das músicas de Spiritual Front ganharam uma espécie de estatuto de culto desde a sua formação.

 

 



Comentários

pub