Mês de Julho foi «extremamente quente» e «muito seco»

IPMA diz que Julho foi o mais quente dos últimos 92 anos

O mês de Julho em Portugal continental classificou-se como «muito seco» e «extremamente quente», tendo sido o mais quente dos últimos 92 anos, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, o valor médio da temperatura média do ar foi de 25.14 °C, 2.97 °C acima do valor normal. Neste mês registou-se também o dia mais quente do ano, a 13 de Julho, e o 5º dia mais quente do século XXI.

No passado mês, o valor médio da temperatura máxima do ar, 33.16 °C, foi o segundo mais alto desde 1931 (depois de julho de 2020), com uma anomalia de +4.44 °C.

Na nota publicada, o IPMA frisa ainda que o valor médio da temperatura mínima, 17.13 °C, foi 1.51 °C acima do normal, e foi o 4º valor mais alto desde 1931 (depois de 1989, 1990, 2006).

 

 

Do mês passado há ainda a frisar que o valor mais elevado da temperatura máxima do ar, 47°C, ocorreu na estação do Pinhão, no dia 14, e constituiu «um novo extremo para o mês de julho, em Portugal Continental. Já entre os dias 7 e 14 foram registados 98 novos recordes de temperatura máxima, com o maior número de recordes absolutos no dia 14 e mensais no dia 13.

Em relação à precipitação, o mês de julho foi o 4º mais seco desde 2000, tendo o total de precipitação sido de 3.0 mm, o correspondente a apenas cerca de 22 % do valor normal.

«A conjugação da persistência de valores de precipitação muito inferiores ao normal e de valores de temperatura muito acima do normal, em particular da temperatura máxima, teve como consequência a ocorrência de valores altos de evapotranspiração e valores significativos de défice de humidade do solo», lê-se na nota.

No final do mês verificou-se, em relação a Junho, uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território, que foram mais significativas nas regiões

De acordo com o índice PDSI, a 31 de Julho todo o país está em situação de seca meteorológica, verificando uma aumento da área na classe de seca extrema. No final de Julho, 55% do território está na classe de seca severa e 45% na classe de seca extrema.



Comentários

pub